Meditação © Amplo Publications

29 março de 2018

Preservando os Laços

"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá” Ex 20.12


O apóstolo Paulo reafirmou para os filhos o dever de honrar pai e mãe, em Efésios 6.2, e relembrou a verdade de que este mandamento é o primeiro com promessa. Honrar os pais é tratá-los com dignidade, respeito e temor; e também dar a eles o devido valor tratando-os com carinho e atenção. Para viver em paz na terra prometida os israelitas tinham que honrar as autoridades e constituir famílias saudáveis, pois fazendo assim estariam honrando a Deus.


Vivemos numa época não muito diferente do mundo de Moisés em que os valores das pessoas estão muito distantes daqueles dados por Deus ao seu povo. Nos dias de hoje também observamos filhos desonrando seus pais, sendo desobedientes, agressivos, fazendo escolhas sem levar em consideração a orientação recebida e, finalmente, acabam abandonando seus progenitores na velhice deixando-os à mercê da própria sorte, em fraquezas e problemas.


Como você tem tratado seus pais? Você está honrando-os como Deus ordenou? Se eles moram longe você os visita ou telefona para dar uma palavra de encorajamento e amor? A sua boa convivência com seus pais pode garantir à sua geração, histórias, valores e lições que servirão para toda a vida dela. Além do mais os filhos têm a promessa graciosa de Deus de que seus dias serão prolongados sobre a terra.  Agora, se o seu relacionamento com seus pais não é dos melhores, então o que você pode fazer para melhorar? Quem sabe você tenha sido machucado por pais irresponsáveis e sem noção. Conversei com uma jovem que tinha desprezo pelo pai por causa da maneira como ele agiu com a família. Mas, e aí, o que fazer?


Não é fácil! Mas, quero motivá-lo a procurar por seus pais e demonstrar sua gratidão a Deus por eles. Procure liberar perdão se for necessário, confessar a Deus sua dor! Procure falar com eles sobre seu desejo de obedecer a Deus honrando-os, custe o que custar. Mesmo que seus pais não mereçam procure amá-los. A final de contas você também terá filhos e netos e, com certeza vai querer que eles obedeçam a vontade de Deus, honrando você, não é mesmo?

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior