Meditação © Amplo Publications

31 de maio de 2018

A Orelha Direita de Malco

Sabe uma daquelas passagens que você nunca prestou atenção na Bíblia? Sempre leio os evangelhos e tanto em Lucas como em João já me deparei inúmeras vezes com o fato de que “Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. (O nome daquele servo era Malco.) – João 18.10, NVI. Este homem foi enviado junto com um “destacamento de soldados e alguns guardas pelos chefes dos sacerdotes e fariseus” (Jo 18.3). Alguma vez você parou para refletir sobre esta história?


Li várias possibilidades de interpretação sobre esta passagem, inclusive alguns procuram ligar “a orelha direita” com o sacerdócio do Antigo Testamento. Mas, creio que é forçar o texto! Esta história ficou registrada porque foi assim que aconteceu e João quis mostrar como Jesus tratava os outros, mesmo quando eram seus inimigos. Ele curou um homem que veio para prendê-lo! Malco, veio prender um homem que lhe informam ser criminoso conforme definia seus senhores, mas com toda certeza ficou intrigado com a atitude e o poder daquele suposto inimigo que o curou. Se Malco foi transformado num cristão não sabemos!


A meu ver, esta história fala sobre a fidelidade de Jesus para com sua missão. Ele veio buscar e salvar o que estava perdido. Para que sua missão fosse bem sucedida Jesus deveria se entregar como uma ovelha muda perante seus tosquiadores para o sacrifício. O Diabo tentou Jesus para fugir da cruz, mas ele foi obediente até a morte e morte de cruz! Por isso, Jesus advertiu Pedro: “Guarde a espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu?” (Jo 18.11).


Penso também que João deixou registrado esse episódio para revelar a divindade de Jesus. Ele disse que Jesus havia feito muitos outros sinais milagrosos, mas registrou alguns com um objetivo específico: “para que se pudesse crer que Jesus é o Messias, o Filho de Deus e, para que quem cresse nele, tivesse a vida eterna em seu nome (Jo 20.30-31). Portanto, muitos dos que foram prender Jesus tiveram uma preciosa oportunidade para crer ao presenciar um sinal miraculoso do Filho de Deus.


E, finalmente, penso que Jesus queria mostrar inequivocamente que o reino de Deus não será conquistado com a força nem com a espada dos seus discípulos. Não são os discípulos que irão implantar o reino tomando posição na política ou conquistando multidões para Cristo, embora essas coisas não estejam erradas. Mas, o Reino será restaurado para Israel conforme o tempo e a data que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade” (At 1.7). No tempo determinado por Deus, o Pai, o reino será inaugurado com o poder de Cristo pela manifestação da sua segunda vinda (Ap 19.11-).


Estas são minhas considerações. Fico cada vez mais impressionado como a graça de Jesus. Por isso, convido você para refletir na sua vida e conduta. Malco teve sua orelha decepada e restaurada, mas não sabemos qual foi sua reação para com Jesus. Agora a bola está com você!  “No passado Deus permitiu que todas as nações seguissem os seus próprios caminhos. Contudo, não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e enchendo de alegria os seus corações". João registrou alguns “sinais para que vocês creiam que Jesus é o Cristo (Messias), o Filho de Deus e, crendo nele, tenham a vida eterna em seu nome”.  Deus ilumine seus olhos e os abençoe!

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior