Meditação © Amplo Publications

2 de novembro de 2015

A Vida Deve Ser Celebrada

Salomão se prepara para concluir sua tese - Eclesiastes 11.1-10. Ele tem afirmado que debaixo do sol nada faz sentido. Mesmo assim aconselha a celebrar a vida: “Por mais que um homem viva, deve desfrutar sua vida toda” [11.8] e em 11.9 diz: “Alegre-se, jovem, na sua mocidade! Seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude!”. Todavia, este conselho não significa ser irresponsável nem inconsequente.


Neste capítuloSalomão fala sobre ter atitude e responsabilidade. O homem debaixo do sol deve celebrar sua vida com responsabilidade na expectativa de ter um futuro melhor. Por isso, ele afirma “atire o seu pão [grão] sobre as águas, e depois de muitos diasvocê tornará a encontrá-lo” [v.1]. A meu ver Salomão está dando um conselho prático. Ele fala de causa e efeito, de ter atitude, de saber poupar ou investir agora, para colher no futuro. Portanto, não desperdice seu tempo, seu dinheiro, nem seus dons e talentos.


Segundo, ele diz seja generoso, “repartao que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra” [v2]. O conselho é contra a avareza, contra aqueles que têm, mas não conseguemrepartir. O mundo está cheio de incertezas e amanhã, “a desgraça pode se abater sobre a terra” e atingir você, então você precisará de ajuda.


Terceiro, ele diz seja realista! ‘Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá’ [v.3-4].  Muitos passam a vida “observando, olhando”, mas não agem e perdem as oportunidades. Diante do desconhecido o perigo é ser tomado pelo medo e pela indecisão, pensar muito, mas não fazer nada. Vá à luta, o salmista disse: “quem sai chorando enquanto semeia, voltará com cantos de alegria trazendo os seus feixes”. Portanto, seja mais proativo e produtivo: “Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas” [v.6]. Evite a ociosidade, preguiça e procrastinação.


Por último, seja responsável porque a velhice chega para todos: A juventude écomo dias de luz e sol, mas a velhice traz trevas e noites [vv.7-8].A velhice cobrará de todos e os efeitos de uma vida desregrada serão percebidos [v.9].Por isso Salomão chama à reflexão: “Deus julgará: Haverá uma prestação de contas”. Mas, a velhice poderá serum tempo de benção para quem vive na sabedoria e temor do Senhor, por isso afaste do coração a ansiedade e o sofrimento [v.10].


Seja uma pessoa de atitudes positivas. Não fique sentado na praça vendo a banda passar, pois a velhice chegará para todos. Seja generoso, trabalhe, estude, restaure relacionamentos, procure melhorar sempre, pois debaixo do sol devemos celebrar a vida como dádiva do Criador, mas com responsabilidade na expectativa de termos um futuro melhor.

pr. sebastião machado pr. thomas tronco

30 de outubro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior Alerta Contra o adultério e imoralidade