Meditação © Amplo Publications

5 de novembro de 2015

Lembre-se do Seu Criador

Esta frase é a mais conhecida do livro de Eclesiastes. Salomão chegou ao final da sua mensagem. Ele mostrou que a vida neste mundo, sem Deus, é uma furada, não faz o menor sentido, é inútil, fútil e vazia. Mas, sua mensagem não é negativa, pelo contrário, ele nos orientou desde o princípio a desfrutar a vida com toda intensidade como uma dádiva do Criador. Desejo chama-lo para uma decisão, pois sua vida debaixo do sol só terá sentido quando vivê-la com atitude de fé no Deus Criador:“Lembre-se do seu Criador”[v.1].Lembrar é mais que pensar a respeito de algo ou alguém.Lembrar implica em uma atitudeque gera ação. Em Gênesis 8.1ª diz que “Deus lembrou-se de Noé...e de todos na arca...”. E a seguir, então ele agiu, o texto diz que [assim Deus] “... enviou um vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar”.


Faça um exercício rápido: Você se lembrou de algum parente ou de algum missionário nesta semana? Se sua resposta foi sim, então responda: Você o visitou? Você ligou para ele?Você orou ou contribuiu com ele? Se suas respostas foram não, então você não se lembrou, mas apenas pensou na pessoa. Muitos pensam, mas não se lembram de Deus porque não agem com atitude de fé para agradá-lo. Quero deixar três conselhos.


Primeiro: Desfrute sua vida com toda intensidade, mas de forma responsável porque a vida é uma dádiva do Criador e, por isso, você terá que prestar contas, cada um sofrerá as consequências dos seus atos [11.9]. Para se ter uma ideia, Adão e Eva foram expulsos do Jardim; O mundo de Noé foi destruído com o Dilúvio; As Nações foram confundidas com línguas em Babel; O Egito foi destruído com 10 pragas;Israel perambulou no deserto por 40 anos; Herodes foi comido por bichos; Ananias e Safira foram executados num culto público e muitos crentes de Corinto estavam doentes e alguns haviam morrido, tudo isto como consequência do juízo de Deus.


Segundo: Desfrute sua vida com toda intensidade, mas de forma responsável porque a vida, dádiva do Criador, é curta demais para ser desperdiçada [12.1-7]. Observe a repetição da palavra “antes”. Lembre-se do Criador, antes das aflições da velhice [v.1], antes da decadência da velhice [vv.2-5] e antes de partir para o lar eterno [vv.6-7]. A Bíblia compara a vida com um sopro, uma nuvem ou uma plantinha frágil que logo murcha.


Por último: Desfrute sua vida com toda intensidade, mas de forma responsável porque a vida, dádiva do Criador, só tem sentido sob o temor do SENHOR [12.1-7]. O resumo de tudo que Salomão falou e ensinou até aqui está descrito nesta sentença: “Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos” [v.13).  Não é uma opção, mas uma ordem.


Portanto, meus queridos,vamos levar Deus mais a sério. Que o SENHOR não esteja apenas no nosso pensamento, que ele não seja apenas um detalhe, uma matéria de domingo, mas seja o nosso tudo, o nosso respirar, o nosso ir e vir, a nossa fonte de água cristalina, o nosso Deus, Pai e Salvador com quem podemos nos relacionar. Por isso, lembre-se do seu Criador agora!

pr. sebastião machado pr. marcos granconato

4 de novembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior as boas heranças da reforma protestante