Meditação © Amplo Publications

11 de maio de 2015

Qual é a Condição do Homem Diante de Deus?

Jesus disse que não só o ato do assassinato está sujeito a julgamento, mas também a atitude de ira contra uma pessoa [Mateus 5.21-22[. Portanto, se a pessoa for honesta consigo mesma e considerar que existem pecados na mente, então terá de admitir que é pecadora. Romanos 14:23 diz que “tudo que não provém de fé é pecado”.  Isto significa que tudo o que é feito de maneira independente de Deus é pecado e traz condenação.  





A Bíblia diz que o pecador se rebela contra a vontade de Deus e segue os seus próprios caminhos. Na verdade as pessoas nem querem saber qual é a vontade de Deus porque acham que sabem qual é o melhor caminho para elas, todavia a Bíblia diz que: “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte” [Pv 14.12].  


A atitude principal que chamamos de “pecado” é a rebelião contra a vontade de Deus.  As ações que chamamos de “pecados” são o fruto da atitude do coração rebelde.  As pessoas pecam porque são pecadoras e são são pecadoras porque pecam. Deus, sendo o Criador e a fonte da vida, merece submissão, obediência e adoração do homem. Mas, o homem no estado de pecado não busca a Deus, pelo contrário age de forma independente dos propósitos de Deus para sua vida


Qual é a condição do homem diante de Deus? Em Efésios 2:1-2 o apóstolo Paulo descreveu para os cristãos de Éfeso qual era a condição deles sem Cristo: “Vocês estavam mortos em [por causa dos] suas transgressões e pecados”. Morte significa separação. A pessoa que morre fisicamente perde o contato com quem ama, pois fica separada do convívio delas. Espiritualmente, o pecador está morto sem contato com o Deus vivo. Ele não pode ter relacionamento com Deus porque, embora esteja vivendo fisicamente, esta morto espiritualmente no pecado. Pense na última vez em que você foi a um velório. Você se lembra de como as pessoas falavam e tocavam na pessoa morta? Mas, o morto não podia responder, nem sentir e nem perceber nada. Da mesma forma, uma pessoa sem fé em Cristo e sem perdão dos pecados está sem vida espiritual e, por conseguinte, está morto para Deus.


Paulo continou seu ensino dizendo: “… nos quais [pecados] costumavam viver, [antes de conhecer a Cristo], quando seguiam a presente ordem [curso] deste mundo e o príncipe do poder do ar [Satanás], o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência”. Muitos acham que, uma vez que  agem de acordo com os padrões da sociedade, não são tão maus.  As pessoas contam mentiras, mas pensam: “Todo mundo faz isso! Então não é tão mau”. Mas, de acordo com este versículo, seguir esse curso é mau e terminará em julgamento. O príncipe do poder do ar é Satanás. Então, uma pessoa que está seguindo o curso deste mundo está sob influência Satânica.


Eu e você precisamos reconhecer que não temos capacidade, em nós mesmos, para entrar num relacionamento com Deus por causa do pecado.Precisamos reconhecer que somos pecadores e que necessitamos desesperadamente da graça de Deus em Cristo Jesus. Seguir nessa direção é um passo importante para a salvação: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” [Mt 5.3]. Até a próxima!


Leia parte 2

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR