Meditação © Amplo Publications

14 de setembro de 2015

Corrupção e Ambição

Quando comecei estudar Eclesiastes parece-me que estava lendo um jornal ou uma revista de grande circulação. Os temas que Salomão aborda são atuais e dão um diagnóstico da nossa Nação. Qohelet observa que na ânsia da satisfação os governantes são corruptos por causa da ambição pelo poder e pela fortuna. O olhar de Qohelet se volta para a política e os governantes da sua Nação. Ele apresenta duas provas que atormentam o sistema político debaixo do sol.



Primeira prova é sobre a corrupção - 5.8-9. Os governantes são tentados a enriquecer usando sua posição de influência. A corrupção torna o trabalho sem sentido debaixo do sol porque é um mal que atinge todas as esferas do Governo: “Todo oficial está subordinado a alguém que ocupa posição superior, e sobre os dois há outros em posição ainda mais alta”. Infelizmente, em todas as esferas, Municipal, Estadual e Federal há aqueles que exigem propina e tiram vantagem do cargo que ocupa.  Salomão diz: “Não fique surpreso com isso!”



A segunda prova é sobre a ambição - 5.10-12. Salomão afirma que “quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos”. Justamente nas esferas governamentais onde os maiores salários são pagos é que escândalos de corrupção são mostrados pela Mídia. Por isso, ficamos indignados com políticos, magistrados e ministros que ganham altos salários envolvidos com desvio de dinheiro público. Os ambiciosos não tem realização nesta vida debaixo do sol porque nunca estão satisfeitos com seus rendimentos. Eles sempre querem mais e mais.



Salomão, portanto, mostra que a corrupção e a ambição são terríveis para uma Nação. Em 5.10 ele diz que a ambição não tem limites, pois quanto mais um governante tem mais ele vai quer. Em 5.11 ele mostra que a prosperidade gera o consumismo que traz insatisfação porque sempre aparece um novo modelo. Em 5.12 ele descreve o coração do rico cheio de preocupação por causa da sua riqueza, e, em 5.13, ele expõe um mal terrível que as riquezas acumuladas geram: “Infelicidade ao seu possuidor”.



Pare e pense: a corrupção e a ambição não estão somente nas esferas do governo. Se você paga um cafezinho para um documento sair mais rápido, ou se oferece uma gorjeta para o guarda não multar, então você está agindo da mesma forma que o Sistema. Confesse suas falhas, peça perdão a Deus e mude de atitude.


pr. sebastião machado pr. sebastião machado

11 de setembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior melhor é obedecer que sacrificar