Meditação © Amplo Publications

15 de abril de 2015

Não é Utopia, Mas Fruto do Espírito


“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se”  Filipenses 4.4 NVI


Carlos Drumont de Andrade disse certa vez que: “Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional”. Todos nós vivemos de expectativas, mas é preciso estar preparado porque estas nem sempre são atingidas. Abaixo das expectativas está a realidade, e entre esta e aquelas está a frustração.  Penso ser esta a dor inevitável de Drumont, por isso precisamos jogo de cintura para administrar a dor e evitarmos o sofrimento.


A dor sempre vem quando não se atinge o planejado, quando há uma perda, uma separação ou um fracasso, e isso é compreensível por causa da nossa humanidade caída. Mas, daí a se deixar abater, ensimesmar e viver sob o sofrimento já é a outra questão. Infelizmente, muitos fazem opção pelo sofrimento. A única maneira de lidar bem com a frustração é confiar que Deus quer nos ensinar algo, e seguir em frente, como o refrão: “levanta, sacode a poeira e dê a volta por cima” no poder do Espírito Santo.


Paulo ordenou aos filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor”. Só é possível viver na alegria do Senhor sempre, porque é fruto do Espírito e, portanto, independe das circunstâncias. Agora, é verdade que há situações adversas que teimam em tirar a alegria do cristão. E, por isso, o fiel deve viver na dependência do Espírito para que este produza em sua vida a verdadeira alegria do Senhor. Paulo não estava deitado em “berço esplêndido”, mas numa prisão, pronto para ser julgado e executado. Mesmo assim, o teor da sua carta é de alegria e não de sofrimento.


O apóstolo não falou como político quando exortou os leitores a se alegrarem sempre no Senhor. Não! Sua filosofia não era “façam o que mando, mas não o que faço”. Pelo contrário, seu lema é: “sede meus imitadores, como eu sou de Cristo Jesus”.  Os filipenses viram Paulo ser preso e severamente espancado, mas, à meia noite, ele e Silas “cantavam louvores ao Senhor” enquanto “os demais companheiros de prisão escutavam” (Atos 16:25).  Sua atitude de alegria no Senhor diante da provação comoveu o céu e provocou a conversão do carcereiro e sua casa (Atos 16:32).  


Deste modo, a ordem de Paulo aos filipenses chegou com muita autoridade, pois eles conheciam a vida do apóstolo. Alguns problemas de relacionamento na igreja (Fp 2:1-4 e Fp 4:2-3) poderiam tirar a alegria dos filipenses e impedir o avanço do evangelho (Fp 1:27). Dificuldades sempre existirão e podem até causar dor, mas não precisam impor sofrimento desnecessário impedindo o prazer de viver.


Alegrem-se sempre no Senhor! Esta é uma orientação bíblica segura porque todos têm motivos suficientes, até mesmo inumeráveis, para se alegrarem no Senhor. Alegrem-se pelo dom da vida, pela família, pelos filhos, pela igreja, pela educação recebida, pela condição social ou financeira, e até mesmo pelos problemas. Se de tudo você não conseguir achar motivos para se alegrar no Senhor, então lembre-se apenas de um: A salvação! “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Ef. 2:8).


Por tudo isso, meus irmãos e irmãs, façam uma escolha pela vida e não pelo sofrimento. Deixem de sofrer à toa! Pois, segundo Drumont, “a dor é inevitável, faz parte, mas o sofrimento é opcional”. O ensino bíblico é claro: “Alegrem-se no Senhor! Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim [Paulo]. E o Deus da paz estará com vocês”.

Pr. Sebastião Machado

 COMENTAR