Meditação © Amplo Publications

15 de outubro de 2015

Como Evitar as Frustrações

A igreja muitas vezes padece por causa dos conflitos de relacionamentos. Pessoas ferem e são feridas, magoam e são magoadas e, por causa disso, há muita frustração entre o povo de Deus. Grandes amigos de outrora estão decepcionados um com o outro porque suas expectativas foram frustradas em relação um ao outro.


Geralmente as pessoas se frustram porque colocam muita expectativa sobre algum projeto ou pessoa e quando a coisa não sai do jeito esperado, então ficam decepcionadas, não é mesmo? Penso que quanto maiores forem suas expectativas sobre algo ou alguém maiores serão as chances de você sofrer uma grande decepção. Davi experimentou a frustração quando foi traído por seu melhor amigo, ele disse: “mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado” [Sl 55.13]. Quanto mais íntimo for a pessoa maior a decepção. O Senhor Jesus também usou  as palavras de Davi no salmo 41.9 para se referir a Judas, cf João 13.18 .


Salomão, no Eclesiastes, disse que “durante sua busca que ainda não terminou, entre mil homens descobriu apenas um que era digno, mas entre as mulheres não achou nenhuma sequer” [Ec 7.28]. Assim, ele chegou à seguinte conclusão: “Deus fez os homens justos, mas eles foram em busca de muitas intrigas” [Ec 7.29].  O Mestre não está sendo machista, mas penso que Salomão está nos aconselhando a não apostar todas as fichas numa pessoa, pois todos são sujeitos a falhas, afinal ele já havia ensinado que “não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque” [Ec 7.20].


Então, a solução para evitar as frustrações, conforme nos ensina Qohelet é aprender a confiar somente em Deus para não se decepcionar nesta vida debaixo do sol. Acredite que não há pessoas perfeitas, nem mesmo você é, mais cedo ou mais tarde alguém falhará com você e possivelmente você falhará com alguém. Por isso, procure agir com mais misericórdia [Mt 5.7], seja mais perdoador como Deus em Cristo nos perdoou [Cl 3.13] e trate os outros não como você espera que eles sejam, perfeitos, mas como de fato eles são, pecadores necessitados da graça de Deus.

pr. sebastião machado pr. marcos granconato

14 de outubro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior Conhecer Deus