Meditação © Amplo Publications

16 de novembro de 2015

Curando as Feridas da Alma

Você tem alguma cicatriz no corpo? Cicatrizes têm história. Uma marca pode ser consequência de uma cirurgia, de um tombo, ou de um acidente, etc. Existem sinais facilmente perceptíveis, mas outros estão bem escondidos e só são vistos quando a pessoa mostra. Assim como existem machucados no corpo físico também existem feridas na alma. As feridas prejudicam tanto o indivíduo como a comunidade, traz prejuízo para a pessoa como para a coletividade.


No filme “Sobre Meninos e Lobos” [Mystic River], a filha de Jimmy Marcus (Sean Penn) foi encontrada morta, Sean Devine (Kevin Bacon), seu amigo de infância, foi encarregado de investigar o caso. As investigações de Sean o fizeram reencontrar um mundo de violência e dor, que ele acreditava ter deixado para trás, além de colocá-lo em rota de colisão com o próprio Jimmy, que desejava resolver o crime de forma brutal. Há ainda Dave Boyle (Tim Robbins), que guarda um segredo do passado que nem mesmo sua esposa conhece. A caçada ao assassino faz com que o trio tenha que reencontrar feridas abertas na alma, as quais eles preferiam que ficassem esquecidas para sempre. Mas, o tempo não foi o remédio para os três amigos. O tempo também não é capaz de curar as feridas da alma, elas precisam ser tratadas para receberem a cura e serem cicatrizadas. Feridas que não são tratadas geram sofrimento e dor: “Como um câncer”. Hoje desejo ajudar você atratar com as feridas a fim de experimentar cura e cicatrização.


Que passos você deve tomar em direção à cura da alma? O Salmo 39.2-3 dá algumas diretrizes. Passo um: Abra seu coração para Deus [v.2]. O silêncio é inútil, não produz fruto algum porque a pessoa quando se cala alimenta um vulcão dentro do coração. A maneira como você reage à ofensa determina se terá vitória ou derrota. Segundo passo: Reflita sobre a causa da ferida [3ª]. Você vai determinar a origem da dor. É um momento de introspecção onde ofensor e ofendido são colocados lado a lado. Neste ponto você precisa deixar as emoções de lado e enxergar a realidade. Avalie em termos de crédito e débito. Há pessoas doentes por causa de 1% de débito [ofensa]quando deveriam levar em consideração 99% de crédito [virtudes] da pessoa que falhou. Passo três: Desabafe com Deus [3b]. Não engula sapo, pois é indigesto, dá dor no estomago e gera enfermidade. Davi rompeu o silêncio: “calei e minha angústia aumentou, então comecei a falar”. Ele desabafou com Deus como discípulo [v.3] e depois como pedinte [v.7]. Eu creio que o povo de Deus está enfermo na alma por causa do orgulho. O Salmo 147.3 diz que “o SENHOR cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas”. O salmista diz que Deus cura e cuida das feridas. Mas, de quem? Daquele que tem um coração quebrantado. Para receber acura é preciso ter um coração abatido a fim de que Deus cure e cuide.


Eu ouvi o testemunho de um pastor. Ele disse que seu pai, também pastor, teve um caso de adultério na cidade em que pastoreava. Sua mãe sofreu e chorou muito com a traição. Um dia ela soube onde a mulher morava. A cidade era pequena e quase todos conheciam a família do pastor e sabiam do caso. Então, a esposa caminhou toda a cidade a pé para ir à casa da amante do seu marido. Todos pensaram que ela iria maltratar a mulher. Mas, ao chegar no local aquela esposa ferida disse: “Eu vim aqui oferecer perdão para você a fim de que você se arrependa do seu pecado e Deus lhe conceda a graça da salvação”. Que exemplo maravilhoso! Por isso, vá para seu quarto, fale com Deus sobre sua dor e abra seu coração para ele. Perdoe quem te ofendeu ou te machucou. Perdoar não é uma opção, mas um mandamento. É uma ordem de Deus que visa o nosso bem. Quem não aprende a perdoar adoece, vive com câncer na alma, e câncer na alma se torna câncer no corpo. Por último, deixeo ofensor nas mãos de Deus. Liberte-o para Deus tratar com ele. Pois, quem perdoa cura a si mesmo e restaura relacionamentos ao ver a manifestação da graça de Deus operando milagres.

pr. sebastião machado pr. sebastião machado

13 de novembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior Do que voce tem medo?