Meditação © Amplo Publications

22 de setembro de 2015

O Que é melhor Para o Cristão - parte 2

A indústria do entretenimento investe “bilhões” para proporcionar ao mundo a sensação de que a vida é como um conto de fadas. Mas, Salomão vai na contramão desta filosofia, ele afirma que é melhor encarar a realidade que viver na ilusão, Ec 7.2: “É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!”



Ninguém gosta de conversar sobre a morte, mas o luto é uma realidade e não há como fugir dele. Salomão é realista, pois a morte “é o destino de todos”. O pensamento popular evita tocar nesse assunto, por isso somos a geração “saúde”. As academias estão superlotadas e a indústria de cosméticos fatura alto. A pessoa sábia, entretanto, encara a realidade – “os vivos devem levar isso a sério” - diz Salomão. Os cristãos precisam refletir sobre a realidade, pois não estão aqui neste mundo de férias, o fato é que “ao homem está ordenado morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo” [Hb 9.27].   



Todavia, devemos aprender que, no enfrentamento da realidade, é melhor superar que sucumbir. Salomão diz que “a tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração. O coração do sábio está na casa onde há luto, mas o do tolo, na casa da alegria” [Ec 7.3-4]. Muitas pessoas se sucumbem diante da dor, da aflição e da adversidade. Alguns se tornam amargos e estagnados. Outros culpam o mundo por sua situação. Depois do acidente que levou a vida do cantor Cristiano Araújo, o pai veio a público questionar: “será que Deus existe?” Muitos crentes também não sabem lidar como a tristeza nem com a decepção, mas elas existem! Para Salomão a pessoa sábia tira proveito da adversidade porque ela tem o poder de tornar o ser humano mais humano! O texto diz: “O rosto triste melhora o coração” – desventuras ajudam a construir o caráter. Quantas histórias de superação e quantos exemplos vivos existem!



Salomão contrasta o sábio com o tolo e diz que este não suporta situações difíceis. Ele só quer festa. Li um poema inspirador: “Caminhei uma milha com o prazer, que tagarelava sem cessar. Mas nada do que o ouvi dizer ajudou-me a mais sábio me tornar. Caminhei uma milha com a tristeza, e nem uma palavra ela pronunciou. Mas quanta coisa de grande riqueza aprendi quando a tristeza comigo andou!” [Robert B. Hamilton, pág. 606 – Comentário Bíblico Popular, Willian MacDonald. MC]. Quando Deus nos dá uma situação difícil, não é porque não nos ama, pelo contrário, é uma oportunidade graciosa para aprendermos superar, crescer como pessoa e vermos o nosso caráter se tornar mais santo.

pr. sebastião machado pr. thomas tronco

21 de setembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior O Que é melhor para o Cristão - parte 1