Meditação © Amplo Publications

23 de dezembro de 2015

Natal, Não Perca o Foco!

As ruas estão superlotadas e as lojas abarrotadas de pessoas que buscam as melhores ofertas para que o natal não passe em branco. Cuidado, pois muitos cristãos dão presentes aos filhos e ainda dizem que foi Papai Noel que trouxe. Preste atenção para não fazer da festa e da ceia algo mais importante que o evento em si, lembre-se de comemorar o nascimento de Jesus, a dádiva de Deus aos homens.O Natal para o cristão deve ter um foco bíblico! No texto de Lucas 2.10 Deus nos apresenta uma abundância de verdades a respeito da salvação, que nos são dadas por meio de Jesus Cristo.



A primeira verdade é que o natal é um momento para prestar mais atenção ao plano de Deus [v.10ª]. “O anjo disse aos pastores” – aqui Lucas quer enfatizar a mensagem, como que dizendo prestem atenção – vejam – percebam – Deus está falando algo importante.O cristão precisa ter uma atitude correta para ouvir o que Deus tem a comunicar.Havia muita coisa acontecendo no Império romano, mas o plano de Deus era, e ainda é,mais importante que tudo, por isso preste mais atenção nas verdades da palavra de Deus.



A segunda verdade é que o natal anuncia libertação aos pecadores [v.8].Assim o anjo se dirigiu aos pastores: “Não tenham medo!” Que palavra de libertação, não é mesmo?Pastores não gozavam de boa reputação, eles eram considerados “a escória – pessoas sem valor – desordeiros – desonestos e pouco confiáveis” – mas, foi justamente para estes pecadores que Deus trouxe esta palavra libertadora.Qual é ou quais são seus medos?Creia quea revelação de Deus não tem como objetivo punir você, mas salvar. Todas as vezes que Deus se manifestou aos homens a reação deles foi de medo, mas em todas as vezes, Deus trouxe esta palavra:“Não temas!”.



E, a terceira verdade é que o natal manifesta o planode salvação (soteriológico) de Deus [10b].O anjo disse: “Estou trazendo” ou “vos trago” – observamos que a fonte da mensagem é Deus porque a salvaçãovem dele. Se Deus não tomasse a iniciativa nenhum daqueles pastores poderia ser beneficiado e nem nós. O anjo foi apenas oinstrumento e ovaso que Deus dispôs para sua glória. Paulo ensinou que “agora se manifestou uma justiça que provém de Deus” [Rm 3.21]. Aleluia!



Por isso, comemore o natal com sua família, com sua igreja e seus amigos, mas não perca o foco. O clima natalino e as propagandas são armas poderosas para nos fazer esquecer o prato principal:Jesus! “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos” [ Gl 4.4-5].

pr. sebastião machado Dr. Craig Etheredge

22 de dezembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior O Natal é Júbilo