Meditação © Amplo Publications

23 de novembro de 2015

Perdão e Restauração

Dentro das nossas comunidades eclesiais existem muitos irmãos ofendidos, feridos e solitários.Como curaras feridas relacionais dentro da igreja? Como podemos ajudar nossos irmãos e irmãs a lidarem com suas falhas de forma que a graça de Deus atue para transformação de vidas?Na igreja em Filipos havia duas irmãs com problemas de relacionamento. Algo aconteceu entre aquelas irmãs que se rebelaram uma contra a outra. O apóstolo Paulo ao escrever Filipenses fornece alguns conselhos visando a restauração daquelas irmãs a fim de que o progresso do evangelho não sofresse descrédito por causa daquela situação. O que fazer para que irmãos ou irmãs perdoem uns aos outros e sejam restaurados?


Primeiro é preciso da cooperação de todos [Fp4.2]. Não é só o pastor que deve quer a solução do problema, mas a igreja e os envolvidos também. Paulo pede ao pastor “fiel companheiro de jugo” que auxilie Evódia e Síntique na resolução do conflito. Ele também alerta para focalizar no trabalho realizado pelas duas em favor do evangelho. Paulo diz que elas “lutaram ao seu lado na causa do evangelho” [v.3]. Então, as duas tinham uma história de vida juntas na seara do Mestre.


Outro conselho é ser amável com todose viver à luz da volta de Cristo: “Perto está o Senhor!” [Fp 4.5]. Mas, para isto ocorrer é preciso deixar o egoísmo de lado, não andar ansioso sobre o que os outros pensam ou deixam de pensar [Fp4.6]. E também ser agradecido a Deus por todas as bênçãos[Fp4.6] e comprometer-se mutuamente com a santidade [Fp4.8]. Se o pensamento individual de cada crente for sadio, isto vai gerar atitudes sadias em toda a comunidade.


Finalmente, é preciso querer obedecer de coração a Deus. Paulo exorta os cristãos filipenses e a nós também: “Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim” [Fp 4.9]. Não basta saber que tem que se fazer o que é correto, é preciso fazê-lo. Não haverá cura nos relacionamentos se não houver obediência à palavra de Deus.


Qual será o resultado tanto na vida pessoal como na vida comunitária se os cristãos se dispuserem a obedecer a Deus? Há duas promessaspara quem colocar em prática o ensino bíblico:Primeiro “a paz de Deus guardará o coração e a mente de cada um e da coletividade [4.7]. A experiência de uma paz sobrenatural tomará conta do coração. Conversei com uma mãe que havia feito um aborto. Ela foi confrontada com o pecado e com o perdão de Deus. Ela orou comigo, pediu perdão a Deus por seu ato de desatino, e agora, ela gozada paz do Senhor.Segunda promessa, “o Deus da paz estará com vocês” [Fp 4.9]. É uma promessa da presença de Deus com o coletivo. A comunhão será restaurada a nível pessoal e comunitário no nível horizontal e vertical. A presença de Deus na comunidade é afetada quando há pecado não confessado. O pecado afasta o crente da presença de Deus, mas quando o pecador confessa e deixa o seu pecado, então Deus se faz presente na sua vida e na vida da igreja [Pv 28.13].


Vamos orar e trabalhar na força do Espírito Santo para vermos o mover de Deus capacitando os cristãos a liberar o perdão uns aos outros a fim de desfrutarem de restauração e maior comunhão.

pr. sebastião machado dr. Craig Etheredge

20 de novembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior seus problemas