Meditação © Amplo Publications

23 de setembro de 2015

O Que é melhor Para o Cristão - parte 3

A mensagem de Eclesiastes é muito rica e traz grandes ensinamentos para quem quer viver a vida com responsabilidade como dádiva de Deus. Salomão continua seu ensino a fim de tornar as pessoas melhores, ele propõe que é melhor receber uma repreensão do que bajulação: “É melhor ouvir a repreensão de um sábio do que a canção dos tolos” [Ec 7.5]. A repreensão do Sábio dói porque vai fundo, mexe com a alma, tira a gente da zona de conforto. A repreensão é como o remédio amargo e como a injeção contra infecção, mas,quem aprende a ouvir com humildade e dela se aproveita cresce e amadurece, na vida e na fé [Salmo 141.5, Pv 27.5-6, Pv 26.24-26]. A canção e o riso do tolo são comparados ao fogo nos espinhos. Quando os espinhos queimam faz barulho – “estalos” - mas não produz calor. Assim é a influência do tolo na vida de uma pessoa - não tem conteúdo – é como festa, acaba logo.



Outro conselho de Salomão: “É melhor perseverar que desistir: “O fim das coisas é melhor que o seu início, e o paciente é melhor que o orgulhoso” [Ec 7.8]. Duas coisas são melhores: o fim das coisas e o paciente. A verdade é que para se chegar ao fim de um projeto é preciso ser paciente. Quando a gente começa e não termina uma coisa dá um sentimento de fracasso: “A esperança que se retarda [adia] deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida” - Pv 13.12. A obra completada produz saúde, mas a inacabada enfermidade.



O fim das coisas é melhor porque é a obra concluída, está pronto, é o fim do processo! Quando a gente termina algo dá aquele senso de realização – de alegria – de satisfação. Dentro de algum tempo iremos comemorar a formatura do nosso casal de seminarista Samuel e Daniela que está no Seminário Palavra da Vida. Vai ser muito bom! Será a realização deles e também nossa como igreja. O início é considerado pior em relação ao fim porque fala do esforço que será necessário despender, do trabalho envolvido e do dinheiro gasto. O início de qualquer projeto sempre é mais difícil. Sempre pensamos: Será que conseguiremos? Será que concluiremos?



Então, meus irmãos e minhas irmãs, não desanimem diante das dificuldades, não desistam do sonho, não parem no meio do caminho. Avante! Caminhem até o fim, terminem, concluam, pois esta vitória trará grande realização e saúde ao coração de vocês. Que a história de Jó sirva de inspiração. A vida daquele crente não foi nada fácil, mas no final recebeu a bênção. Então, fiquem firmes, em nome de Jesus!

pr. sebastião machado pr. Sebastião Machado

22 de setembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior O Que é melhor para o Cristão - parte 2