Meditação © Amplo Publications

24 de dezembro de 2015

Natal, Alegria Para Todos!

Ontem refletimos em Lucas 2.10 sobre três verdades sobre o natal. Hoje quero continuar oferecendo mais três ensinamentos preciosos sobre o nascimento de Cristo neste mesmo texto. Primeiro que o natal transmite a mensagem de vitória de Jesus Cristo. O anjo disse: “Estou trazendo boas novas”. Boas novas significa uma boa notícia. É a tradução de “evangelho”. Quando um rei vencia uma batalha enviava ao seu reino um mensageiro com a notícia da sua vitória. Aquela mensagem era um evangelho. O nascimento de Jesus é a vitória anunciada. Acomunicação de Deus é sempre boa – é uma bênção – o seu efeito é a salvação. Efésios 5.1 diz que os cristãos devem ser “imitadores de Deus, como filhos amados”. Que neste natal seus lábios aprendam a comunicar as boas notícias de salvação. Provérbios 16.24 ensina que “as palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos”. Têm muitas pessoas esperando ouvir a boa nova de vitória para serem salvos. A comunicação de Deus trouxe um efeito bom na vida dos pastores. Assim deve ser nossa fala. Devemos transmitir graça aos que nos ouvem.



Segundo, o natal conclama todos para desfrutarem a verdadeira alegria. “Estou trazendo, disse o anjo, boas novas que serão de grande alegria”. O evangelho produz alegria no coração do ser humano porque fala de justiça, de paz e alegria no Espírito. Esta alegria não é baseada em circunstâncias: festa, aquisição de um bem, casamento, emprego, viagem, etc. Ela é sobrenatural, pois é produzida pela dádiva da salvação – independe das circunstâncias, é obra do Espírito: “O fruto do Espírito é amor, alegria...” [Gl 5.23].



Terceiro, o natal é a oportunidade para que todos conheçam o Salvador. O texto bíblico diz que as “boas novas serão para todo o povo" – a mensagem do evangelho promete esperança e alegria não só para judeus, mas para os gentios também. João 1.14 diz que “o verbo se fez carne e habitou entre nós” (encarnação). Nosso Deus é humilde, ele deixou sua posição no céu e veio resolver o nosso problema. O povo judeu achava que só Israel tinha o privilégio de conhecer a Deus, mas o natal veio mostrar que o amor de Deus é universal - abrange todas as nações – cumprindo o que foi prometido para Abraão: “Por meio de você todos os povos da terra serão abençoados” [Gn 12.3].



O natal, a encarnação do Verbo, mostra que para Deus pessoas são mais importantes que coisas. Por isso, não brigue por causa de coisas – posições –vaidades. Isso passa. Bem aventurados os humildes de espírito porque deles é o reino dos céus! Em João 3.16 afirma que “Deus amou o mundo” – a ênfase do apóstolo do amor é de que Deus quer salvar pessoas além do aprisco de Israel e o Senhor Jesus confirmou este ensinamento ao dizer: Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor [João 10.16].

pr. sebastião machado pr. sebastião machado

23 de dezembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior Natal, não Perca o foco!