Meditação © Amplo Publications

27 de agosto de 2015

Opressão, Opressores e Oprimidos

Assim caminha a humanidade: “O que é torto não pode ser endireitado; o que está faltando não pode ser contado” (1.5). A vida debaixo do sol, sem o vislumbre da eternidade, é inútil, fútil e vazia. Você já se perguntou o porquê da vida nem sempre fazer sentido? A saúde acaba; O casamento termina; O sonho não se realiza; O dinheiro não supre as necessidades e a pressão aumenta de todos os lados querendo nos esmagar.


Deus permite o “torto” para dar uma sensação de “vazio” a fim de que o coração não se apoie em nenhuma coisa errada, mas somente em Jesus Cristo. Deus exortou seu povo por ter colocado sua esperança de libertação no Egito: “Você está confiando no Egito, aquele caniço quebrado que espeta e perfura a mão do homem que nele se apoia!” (2 Reis 18.21). Você quer saber onde seu coração se apoia?  Deixa Deus tirar você da zona de conforto, da sua segurança, aí seu coração revela em quem confia. Por isso, somos exortados: “Confie no SNHR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o SNHR em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas” (Pv 3.5-6). Hoje, vamos aprender com Qohelet sobre três elementos opressores debaixo do sol.


O primeiro é a tirania do tempo – 3.1-15.   Todas as pessoas estão presas ao ciclo do tempo e o homem não pode fazer nada para mudar este “padrão”. Tudo é muito rígido e inflexível: Nascer...morrer; plantar...colher...etc. Há tempo de...e um tempo de... isso é repetido por 14 vezes. O ciclo do tempo “é um fardo que Deus impôs aos homens” – 3.10.


O segundo elemento opressor é a corrupção dos governantes – 3.16-22. Aqueles que têm o dever de manter a ordem e a justiça acabam cometendo injustiças. O foco são os Magistrados, pois o contexto são os tribunais de justiça: “Descobri também que debaixo do sol: No lugar da justiça havia impiedade, no lugar da retidão, ainda mais impiedade” –[3.16]. Salomão olha para o seu Reino e vê que o sistema legal é injusto com o povo. Sem Deus, o homem não tem esperança melhor que os animais [3.18-19]. O que prevalece é a lei do mais forte, por isso, nos tribunais quem tem condições de pagar um bom advogado não é condenado.  


O terceiro e último elemento opressor neste mundo debaixo do sol e a maldade dos poderosos contra os fracos – 4.1-3. Salomão constata a injustiça neste mundo quando vê “as lágrimas dos oprimidos” [4.1a] e que “não havia consolo para eles” [4.1b]. Neste mundo debaixo do sol sempre existiram opressão, opressores e oprimidos: “Se você vir o pobre oprimido numa província e vir que lhe são negados o direito e a justiça, não fique surpreso” [5.8].


Os cristãos não estão isentos de sofrer, pois também vivemos neste mundo debaixo do sol. A diferença para nós está na fé e esperança, porque cremos que há alguém que transcende este tempo e espaço. Nossa esperança não se limita a esta vida, mas cremos na ressurreição, na vida eterna e, por isso, lidamos com a opressão e os opressores debaixo da graça de Deus.

pr. sebastião machado  Leia a Meditação Anterior pr. marcos granconato

26 de agosto de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior Os perigos de pedir perdão - parte 2