Meditação © Amplo Publications

8 de setembro de 2015

Conflitos da Vida: Insatisfação

O ensino de Eclesiastes é muito rico e atual. Salomão já ensinou que os conflitos da vida surgem por causa da inveja, da indolência, do individualismo e hoje vai mostrar que a quarta e última fonte geradora dos conflitos surge da Insatisfação – 4.13-16. Como o passar dos anos a idade chega e deveria promover experiência e maturidade, mas às vezes traz estupidez e inflexibilidade. Salomão talvez esteja descrevendo a si mesmo: “Melhor é um jovem pobre e sábio, do que um rei idoso e tolo, que já não aceita repreensão” [4.13].



O contraste é marcante. O jovem pobre e sábio é preferível ao rei idoso e tolo. Tanto Davi como Salomão fizeram coisas estupidas na velhice. O povo sempre quer mudanças e revela nunca estar satisfeito com seus governantes. Salomão diz que o povo aderiu ao jovem, o sucessor do rei e era incontável o número de pessoas que o seguiram [4.14-16a]. Mas, o tempo passou, e a multidão já não estava satisfeita com o sucessor, eles queriam outro rei. Então, Salomão afirma que a nova geração mudou de opinião e para ele: “Isso também não faz sentido, é correr atrás do vento” [4.16b].



Aprenda que todas as pessoas debaixo do sol passam por conflitos da vida por causa destas quatro fontes promotoras de problemas: inveja, indolência, individualismo e insatisfação. Nós, cristãos, não estamos imunes destes pecados, mas pela graça de Deus temos recursos espirituais para vencer estas fontes geradoras de conflitos: Temos o Espírito Santo (Jo 14.16-17, Gl 5.16); Temos a Palavra de Deus (Jo 17.17) e temos o povo de Deus (Ef 2.19).



Reflexão:


1. Peça a Deus para sondar seu coração: O que motiva você a fazer as coisas?           


2. Nunca é tarde para recomeçar: Enfrente os leões que estão lá fora! Fuja da preguiça!


3.Não seja individualista: Deus salvou você e o colocou na Igreja – no corpo de Cristo;


4. Seja agradecido! Paulo disse em Romanos que os incrédulos são condenados porque conhecem a Deus, mas não são agradecidos – “não lhe rendem graças”.

pr. sebastião machado pr. sebastião machado

7 de setembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior Conflitos da Vida: Individualismo