Meditação © Amplo Publications

24 de agosto de 2015

Como a Vida Deve Ser Desfrutada

O Rei Salomão depois de percorrer os caminhos do prazer, da sabedoria e do trabalho, chegou à sua primeira conclusão no livro de Eclesiastes. Para ele a vida só tem sentido quando desfrutada como uma dádiva de Deus, sob o temor de Deus. Por isso, ele diz que devemos ficar contentes com a providência divina: “Para o homem não existe nada melhor do que comer, beber e encontrar prazer em seu trabalho. E vi que isso também vem da mão de Deus. Pois sem ele, quem poderia comer ou encontrar satisfação?” – 2.24-25.



Em segundo lugar, Salomão apresenta Deus como abençoador especial daqueles que o agradam: “Ao homem que o agrada, Deus dá sabedoria, conhecimento e felicidade” – 2.26. Embora, o contexto seja outro, mas cabe aqui: “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentas” [Mateus 6.33]. Salomão fez o caminho inverso e se perdeu de Deus.



E, por último, Salomão afirma que a vida debaixo do sol é complexa e causa grande perplexidade nos seres humanos: “Quanto ao pecador, Deus o encarrega de ajuntar e armazenar riquezas para entrega-las a quem o agrada. Isso também é inútil, é correr atrás do vento” – 2.26b. Não entendemos muitas coisas que acontecem debaixo do sol, mas cremos que há alguém além das nuvens que zela por nós.



Ao finalizar o segundo capítulo de Eclesiastes Salomão abre as portas para nos mostrar a sabedoria inescrutável de Deus, reduzindo os nossos mais brilhantes pensamentos a pouco mais que conjecturas. Ele já havia dito em Proverbios que “O temor do SNHRé o princípio (chave) do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria (de Deus) e a disciplina (de Deus)” - Pv 1.7.

pr. sebastião machado  pr. sebastião machado 

21 de agosto de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior E o que tens para quem será?