Meditação © Amplo Publications

5 de setembro de 2016

Sacrifícios

O irmão André escreveu um livro cujo título é :“Sem coragem, sem Glória”  Sua tese é de que não há vitória sem luta e não há luta sem sacrifícios. O rei Saul escondeu-se na sua tenda cheio de medo, mas Davi, confiante do seu Deus, dispôs-se a enfrentar o gigante. Será que existe vitória sem sacrifícios? Todos os atletas vitoriosos falam do sacrifício que tiveram que fazer para chegar no nível de performance que lhes daria o ouro olímpico. Eles sacrificaram horas de lazer e descanso, tempo com a família, abdicaram de alimentação e bebida, sem falar no sacrifício físico extenuante de treinar até à exaustão. O que mais ouvi dos comentaristas nestas olimpíadas Rio 2016 foi que não há atletas sem dor.


Infelizmente no meio cristão alguns alimentam a falsa ideia de que as coisas acontecerão por uma “palavra de determinação, ordem, reivindicação”, e outros acham que terão as coisas porque “Deus é bom e dará a vitória”. É fato que Deus é bom! Entretanto, Deus não fará por nós aquilo que é nosso dever. Entenda que se você não fizer um sacrifício de se levantar todos os dias pela manhã, debaixo da provisão divina, para trabalhar o salário não será depositado como mágica na nossa conta no final do mês.


Pessoas vitórias são aquelas que aliam determinação com disciplina, disciplina com objetivos e pagam um alto preço fazendo sacrifícios para colher o que plantaram. O apóstolo Paulo fala do seu sacrifício pessoal assim como os atletas olímpicos, ao dizer: “esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo…” (1Corintios 9.27). Paulo sabia que para cumprir o propósito que Deus tinha dado para ele teria de fazer sacrifícios. Se ele não tivesse disposto a fazer estes sacrifícios certamente se tornaria um desqualificado em seu ministério, esta era sua preocupação. Por isso, sentiu a necessidade de “esmurrar” seu próprio corpo, de dizer não a tudo aquilo que poderia ir contra ao que Deus tinha proposto para ele.


A Delegação da Rússia estreou nestas Olimpíadas com a menor delegação da sua história. A Agência Mundial Antidoping comprovou existir uma verdadeira política do Estado russo de manipulação e acobertamento de exames positivos de doping, por isso mais de 100 atletas foram proibidos de participar da Rio-2016. O escândalo de doping fez com que a Rússia perdesse o privilégio de trazer a delegação completa para os jogos e, assim, conquistar medalhas. Sem sacrifícios, sem glória!

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 02-set_dinheiro-facil