Continuamos nossa reflexão sobre João 13.1 - “Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”.
Jesus sabia que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai. Como seria este deixar e partir para o Pai? No plano de Deus estava a cruz…
“Os pobres são evitados até por seus vizinhos, mas os amigos dos ricos são muitos. Quem despreza o próximo comete pecado, mas como é feliz quem trata com bondade os necessitados!”. Provérbios 14.20,21
Ouvi, recentemente, no rádio do carro, um blues americano no qual o cantor contava que havia sido milionário. Por ter muito dinheiro, ele esbanjava em diversos prazeres e sua casa estava sempre cheia de amigos. Isso aconteceu até que ele sofreu um revés financeiro, não podendo mais pagar...
“Os maus se inclinarão diante dos homens de bem, e os ímpios, às portas da justiça”. Provérbios 14.19
Tradução bíblica não é uma tarefa fácil. Um sem-número de críticos de versões bíblicas dentro das igrejas somente existe por ignorância quanto às dificuldades, sutilezas e múltiplas possibilidades de tradução de um texto que compõem a tarefa do tradutor bíblico e também do exegeta. Este texto é um exemplo de possibilidades diversas de tradução e, em função disso, de multiplicidade de significados e aplicações.
De acordo com a visão comum, um ano feliz é um ano livre de problemas. Eu não discordo completamente dessa concepção e muito menos sou contra o desejo de vivenciar um ano assim. Aliás, era esse tipo de felicidade que Paulo anelava para os destinatários de suas cartas quando lhes desejava “graça e paz”.
Creio, contudo, que o conceito de felicidade, à luz da Bíblia, transcende essa noção. Até onde minha memória permite chegar, eu me recordo de pelos menos outros três fatores...
Lemos em João 13.1 – “Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”.
Quando digo que Deus tem um plano maravilhoso para mim tenho que percebê-lo da perspectiva Divina e não da perspectiva humana nem dos pregadores da prosperidade. Na minha perspectiva egoísta eu quero…