Meditação © Amplo Publications

8 de agosto de 2016

Prontidão Para a Volta de Cristo

“Estejam prontos para servir; e acessas as suas candeias” (Lc 12.35).


Estas palavras falam sobre viver em prontidão esperando a volta de Cristo – Lc 12.35-36. O ponto que se deseja destacar é o da vigilância. O servo não pode baixar a guarda, nem desanimar, não pode relaxar, mas estar preparado para a volta do Senhor. Os cristãos são comparados aos servos – escravos - cujos senhores haviam saído para uma festa de casamento. O senhor voltará a qualquer hora, cedo ou tarde, mas o servo prudente se manterá atento e acordado esperando sua volta até que ele chegue.



Muitas coisas podem tirar o foco do discípulo acerca da volta de Cristo. O contexto em Lucas 12 adverte os discípulos contra o materialismo. Se o discípulo focar sua vida em busca dos bens materiais fatalmente ficará cego para as verdades do reino espiritual. Por isso, Jesus disse: “Vendam o que têm e deem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói. Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração" [Lc 12.33-34].



Não creio que devemos vender nossa casa e bens para seguir a Jesus, mas que o discípulo precisa ter uma atitude de desprendimento das coisas materiais – libertar sua alma do materialismo – para ter como motivação do seu serviço a volta de Cristo. A figura da vigilância é ensinada também em Mateus 25.1-13 na parábola das 10 virgens. Na estória existiam 10 virgens com lamparinas a espera do noivo, mas cinco eram prudentes e cinco néscias. As prudentes levaram óleo suficiente para manterem as candeias acesas, e, quando o noivo chegou elas entraram para as bodas, enquanto as néscias sem óleo e na escuridão ficaram do lado de fora, nas trevas.



Como está a lamparina da sua vida espiritual, com ou sem óleo? Você está de prontidão esperando Jesus voltar? Você é um crente vigilante? Meu desejo é que você esteja como aqueles servos “que esperam seu senhor voltar; para que, quando ele chegar e bater, você possa abrir-lhe a porta imediatamente”. Que o nosso bondoso Deus nos conceda sua graça abundante para que sejamos como aquele servo que espera seu senhor. Deus nos abençoe.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 05-ago_filho-sabio-vs-zombador