Meditação © Amplo Publications

8 de janeiro de 2016

Úteis Para Deus

Paulo escreveu para Filemon acerca de Onésimo, um escravo fugitivo, para dar uma boa notícia: “Gerei enquanto estava preso”. Onésimo conheceu o Salvador e sua vida foi transformada, por isso o apóstolo continuou dizendo: “Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim” [Fm 11]. Como podemos nos tornar úteis para Deus? Talvez a resposta seja ouvir o apóstolo João que nos diz: “Não amem o mundo, nem as coisas que há no mundo. O mundo e sua cobiça passam...”.


Estou estudando história da igreja com uma classe. Tenho me alegrado e me emocionado em conhecer mais intimamente alguns cristãos que foram úteis para Deus nos primeiros séculos do cristianismo. Você já ouviu falar de Inácio, de Antioquia [c.35 a 107 d.C.]. Ele foi levado para Roma a fim de ser martirizado por causa da sua fé. Antes de ser jogado aos leões no Coliseu ele disse:"Deixem-me ser a comida das feras, pelas quais me será dado saborear Deus. Eu sou o trigo de Deus. Tenho de ser triturado pelos dentes das feras, para tornar-me pão puro de Cristo”. Outro personagem, também discípulo do apóstolo João, foi Policarpo, de Esmirna. Ele serviu a Deus com fidelidade! Igualmente foi levado para ser martirizado. Ele era um homem idoso, podia queimar incenso a César, negar o Senhor e ser libertado, mas preferiu manter-se fiel ao seu Salvador e, por isso, foi queimado na pira.


A Bíblia nos fala sobre um homem chamado Demas. Ele nos é apresentado como um cooperador de Paulo [Fm 24]; estava totalmente envolvido no ministério missionário do apóstolo [Cl 4.14]. Mas, sucumbiu diante da pressão do mundo e a cobiça pelas coisas do mundo. Paulo deixou estas palavras registradas acerca dele: “Pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica” [II Tm 4.9-10]. João Calvino escreveu sobre Demas: “De fato, foi uma vileza a daquele homem, preferir o amor a este mundo a amar a Cristo. Tão somente preferiu sua conveniência particular, sua segurança, tendo deixado a Paulo entregue à sua sorte” [Champlin – Vol. 5, p.404].


Meus irmãos “não amem o mundo, nem as coisas que há no mundo. O mundo e sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” [I João 2.15]. Há uma enorme diferença entre aquele que ama este mundo com o que faz a vontade de Deus. O primeiro passa, mas o segundo permanece para sempre. Quem você deseja ser? Um servo útil ou um servo inútil?


pr. sebastião machado

 COMENTAR

A Recompensa do ToloLeia a Meditação Anterior pr. thomas tronco

7 de janeiro de 2016