Meditação © Amplo Publications

12 de abril de 2016

Quem Ocupa o Trono no Céu?

O apóstolo João foi levado pelo Espírito ao céu e lá viu um trono e alguém estava assentado nele. Então, ele procurou transmitir para nós o que estava vendo. Em Apocalipse 4.3, ele diz: “Aquele que estava assentado no trono era de aspecto semelhante a...”. Assim, por meio de figuras de linguagem, o escritor apresenta o desconhecido por meio de coisas conhecidas, o intangível por meio do tangível, o espiritual através do físico.


Quem é este que está assentado no trono? Primeiro, João o descreve como semelhante a pedras preciosas, “jaspe e sardônico”, querendo afirmar que o SENHOR é um REI glorioso. Em segundo lugar, ele viu “um íris, parecendo uma esmeralda, que circundava o trono”. Acredito ser uma referência ao SENHOR como um REI gracioso e misericordioso. Terceiro, ele viu vinte quatro tronos e vinte quatro anciãos vestidos de branco e com coroas na cabeça. Eu penso no SENHOR como um REI onipotente, pois só ele pode mudar o coração do pecador, limpá-lo da sujeira do pecado e dar-lhe uma posição de honra na sua presença. Quarto, ele viu sair do trono “relâmpagos, vozes e trovões e sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus”. Nosso SENHOR é um REI onipresente, como disse o salmista: “para onde me ausentarei do teu Espírito?” (Sl 139.7-12). E, ainda, ele viu “quatro seres viventes que diuturnamente cantavam “santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”. O SENHOR é um REI Santo.


Quem é este que se assenta no trono? Ele é um rei inigualável! Ele é o Deus de amor da Escritura Sagrada, cheio de graça e misericórdia. Que maravilha podermos achegar diante deste trono em que Deus está assentado. Ele nos convoca a busca-lo de coração, e promete que o encontraremos. Quero convidá-lo a ter a experiência de se prostrar diante daquele que está assentado no trono e adorá-lo por quem ele é, e por aquilo que ele fez: “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas”. O SENHOR é também o REI Criador. Louvado seja o seu NOME!

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Conduta IrrepreensívelLeia a Meditação Anterior pr. thomas tronco

11 de abril de 2016