Meditação © Amplo Publications

13 de junho de 2016

Como o Monte Sião

“Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre” - (Sl 125.1).


Ouvi uma palestra sobre saúde em que o preletor explicou a grande diferença entre remédio e veneno. Quando alguém toma remédio, então o seu corpo se apropria dele e produz anticorpos para ajudar o seu bem estar e produzir saúde. O corpo se beneficia do remédio que o ajuda a sair do caos, restabelecendo assim a ordem e fortalecendo a vida. O que se vê é restauração!


Quando alguém toma veneno, não é o seu corpo que se apropria do veneno, mas o contrário, o veneno é que apropria do corpo causando sua ruína. Portanto, o corpo fica invadido por esse inimigo que produz caos e enfermidade. O veneno impede a produção de anticorpos e causa desordem nas células que levam invariavelmente à morte. O que se vê é destruição!


Pensei na fé como o remédio para o corpo e a incredulidade como o veneno.


No salmo 125.1 o crente é comparado ao Monte Sião. A figura de linguagem nos leva a refletir sobre a segurança inabalável daquele que confia no SENHOR.  A segurança não depende daquele que crê, mas em quem se crê. O texto evoca um momento de crise quando muitos se desviaram por caminhos tortuosos e sucumbiram na apostasia. Mas os peregrinos que subiam para Jerusalém cantavam este salmo para fortalecer a fé e confiança no SENHOR. A figura do Monte ressalta a ideia de estabilidade em que o tempo pode passar e as tempestades podem cair, mas ele permanece firme para sempre. Assim também são os que confiam no SENHOR. A crise não é capaz de desviar aquele que confia no SENHOR. A Bíblia não promete isenção de problemas para os fiéis, mas garante a vitória final.


Outro ponto interessante a destacar no texto é o objeto da fé. A confiança não é depositada em algo, mas em alguém. Este alguém é capaz de guardar em segurança o fiel. A fé daquele que confia é assentada na pessoa do SENHOR, o Deus todo-poderoso,que é o objeto daconfiança. As promessas do SENHOR são a fonte que alimenta a nossa esperança. Portanto, quem confia no SENHOR de todo o coração tem a promessa de que estará sempre firme para enfrentar as adversidades da vida sem vacilar nem se desviar.


Finalmente é importante ressaltar que a comparação focaliza no fato de que assim como Deus escolheu Sião para ser sua cidade (Sl 78.68-69) assim também ele escolheu aqueles com quem entraria em aliança para fazer deles o seu povo e sua habitação (Ef 1.3; I Co 6.19-20). Por isso, devemos continuar nossa peregrinação com confiança e entoando louvores ao SENHOR porque ele é “poderoso para nos impedir de cair e para nos apresentar diante da sua glória sem mácula e com grande alegria”.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 10-jun_o-coracao-perverso-eh-desprezado