Meditação © Amplo Publications

14 de janeiro de 2016

Consagrados ao Senhor

Um nazireu era alguém que se separava para dedicar a vida totalmente a Deus. O voto de nazireu podia ser feito por homem ou mulher. O tempo variava de 30 a 90 dias e, em alguns casos, era para a vida toda, como os casos de Samuel, Sansão, e talvez, João Batista. No que consistia o voto de nazireu?  Havia três condições para alguém ser nazireu: Primeiro, Abster-se de bebidas da videira – vinho, suco de uva, etc [Nm 6.2-4]. O vinho tem relação com alegria – festa - e, por isso quem fazia o voto de nazireu demostrava que sua alegria, seu prazer e sua festa estavam no SENHOR.

 

Em segundo lugar, o nazireu não podia cortar o cabelo [Nm 6.5]. O cabelo grande era um sinal visível da sua dedicação a Deus. O cabelo cumprido na cultura judaica era vergonhoso, por isso revelava humildade, lealdade e obediência a Deus. Na nossa cultura assumir uma posição de cristão comprometido tem consequências, como receber gozações, críticas e ser taxado de bitolado.  E, em terceiro, o nazireu devia evitar o contato com um cadáver [Nm 6.6-8]. Esta exigência significava a separação de toda espécie de impureza. Deus é luz e nele não há treva, por isso o compromisso do nazireu era tão sério que não podia ser quebrado nem mesmo quando um parente próximo morria.


O que isto tem a ver conosco? Será que nós desejamos sinceramente ser dedicados a Deus? Estamos prontos para pagar um preço – renunciar coisas que em si não são pecado, mas que se tornam um peso para seguir a Jesus?  O escritor de Hebreus 12.1 fala sobre a necessidade do cristão desembaraçar de “todo peso e do pecado”. Em Juízes 13 encontramos a história de Sansão, seu nascimento ocorreu pela intervenção de Deus, e, desde o ventre foi escolhido para ser um libertador (juiz) em Israel, por isso foi designado para ser nazireu. Mas, Sansão desprezou seu privilégio e, quando se tornou adulto, quebrou todas as regras de nazireado.


Porque é tão urgente e necessário nos dedicarmos de corpo e alma a Deus? Leia Hebreus 3.12-13. Nesse trecho da Escritura o escritor está exortando “irmãos”, ele não se dirige a descrentes, mas aos crentes no Senhor Jesus e diz que eles podem ter coração perverso e incrédulo, mostrando que eles poderiam perder a comunhão com Deus e se afastar do Deus vivo. Nós crentes no Senhor não podemos achar que o pecado é uma coisa normal. Precisamos olhar para cruz – ali Jesus foi crucificado por causa da gravidade do nosso pecado [“Deus meu, Deus meu, porque me abandonaste!”]. Dedique sua vida totalmente a Deus e viva como um consagrado Do SENHOR.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Debate Teórico e Irrelevante?  Não!Leia a Meditação Anterior pr. marcos granconato

13 de janeiro de 2016