Meditação © Amplo Publications

15 de fevereiro de 2016

Quais São Seus Valores?

“Quem vê cara não vê coração”, diz o ditado. Você já se assustou quando uma pessoa próxima fez ou falou algo que você nunca imaginava sair dela? As pessoas manifestam na prática os valores que guardam no coração. Valores são normas, padrões, ou princípios que uma pessoa ou grupo acredita serem bons e pelos quais se dedica a viver. Mesmo que não saiba cada pessoa se comporta tendo como base seus valores, sejam bons ou ruins.



Nossos valores são aquelas verdades que consideramos importantes e pelas quais nos propomos a agir com base nelas. Por exemplo: Nós acreditamos que honestidade é um bom valor moral e agimos com base nela. Pense num Iceberg. Estima-se que só vemos 5% do iceberg, os outros 95% estão abaixo da superfície. O Navio Titanic foi destruído pelo que estava abaixo da superfície. Os valores de uma pessoa estão dentro do coração. Não são visíveis. Estão abaixo da superfície. Deus na sua misericórdia, às vezes, deixa o nosso coração ser exposto para conhecermos quem realmente somos. Você já falou ou fez coisas que depois, parou e disse: “Nossa como pude fazer isto?”



Provérbios 20.11 diz que “até a criança mostra o que é por suas ações; o seu procedimento revelará se ela é pura e justa”. As ações da criança [o seu procedimento] revelam os valores que ela tem. E Jesus, em Mateus 15.18-19, ensinou que “as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias”.


Precisamos urgente e piedosamente pedir a Deus que mude o nosso coração, aquilo que está abaixo da superfície [os 95%]. Somente assim, com um novo coração, teremos nossas ações [os 5%] que são visíveis transformadas para honrar a Deus. Mas, para que isto seja possível, acredito que devamos clamar a Deus por humildade porque este é o primeiro valor que o cristão deve almejar para sua vida: “Bem aventurados os humildes de espirito porque deles é o reino de Deus” – Mt 5.3.



Eu tenho pedido a Deus que mude os meus valores, pois sei que se aquilo que está abaixo da superfície for mudado, então algo maravilhoso será sentido no meu lar, no meu trabalho e até mesmo em minha igreja. As pessoas verão a minha “cara” e conhecerão o meu “coração”. Então, minha oração é que assim brilhe a nossa luz diante dos homens para que vejam as nossas boas obras e glorifiquem ao nosso Deus que está nos céus.  Deus nos abençoe!

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

A Esperança do ÍmpioLeia a Meditação Anterior pr. thomas tronco

12 fevereiro de 2016