Meditação © Amplo Publications

15de setembro de 2016

O Perigo de se Misturar com o Mundo

Você sabe quais são os metais mais preciosos que existem? São a platina, o ouro, o paládio, o irídio e a prata. Porque eles são considerados tão preciosos? Existem três razões: 1º. Porque eles são raros – não são encontrados em qualquer lugar; 2º. Porque eles não se oxidam, ou seja, não se deterioram (Por exemplo, o óxido de ferro é levado pela indústria para retirar o oxigênio e deixa-lo puro, mas ele acaba se ligando ao oxigênio do ar e assim fica enferrujado); e 3º Porque eles são maleáveis – podem ser derretidos e assumir formas variadas. Portanto, a preciosidade e o alto valor destes metais estão na sua raridade, pureza e maleabilidade. Estes metais não se misturam, mantém a sua essência mesmo em grandes temperaturas.


Na minha mocidade tive um amigo e gostava muito dele. Nós ficávamos bastante tempo juntos e compartilhávamos boas ideias e programas. Mas, havia uma coisa que me deixava profundamente triste. A mãe dele tinha um amante e todos nós víamos aquela mulher se encontrar com ele. Será que meu amigo sabia? Será que o pai dele sabia daquilo? Não sei! Aquela mulher “ilustra” a terceira igreja que iremos estudar: A Igreja de Pérgamo. Assim como aquela mulher se prostituía com aquele homem a igreja de Pérgamo se misturou com ideias e práticas imorais dos incrédulos. Tanto aquela mulher como a Igreja de Pérgamo, ao se misturarem com o pecado, perderam a essência de esposa fiel e deixaram de refletir a glória de Deus.


A igreja de Pérgamo foi elogiada em algumas áreas por Jesus, no entanto, ele tinha algumas coisas contra ela. “Você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, (Nm 22-24, 25 cf 31.16) que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual. De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas”. A meu ver o problema da igreja era aceitar se misturar com os pagãos em suas obras carnais. Os ensinos de Balaão e dos Nicolaítas tinham em comum levar o povo de Deus a aceitar ideias e práticas pagãs como normais e objetivavam tirar de Israel (VT) e da Igreja (NT) o caráter de povo separado de Deus.


“Se você não pode destruir seu inimigo junte-se a ele”, esta foi a tática do Diabo. O mundo não pode destruir a igreja, então o mundo entra na igreja. Satanás sabe que não pode destruir a Igreja, então ele leva a igreja para o mundo e também coloca seus servos dentro dela. Paulo disse que “falsos apóstolos servos de Satanás se infiltraram na igreja” (II Co 11.13-15). É triste constatar, mas é uma realidade que há falta de ética e de padrões morais elevados no seio da Igreja. Infelizmente os noticiários estão repletos de maus testemunhos do povo de Deus, e isto é um prato cheio para a zombaria dos incrédulos. Jesus tem uma firme palavra de exortação para sua igreja. Ele achama ao arrependimento: “Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca”.


A Igreja do tempo presente clama por cristãos mais comprometidos com a santidade. “Saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor.  Como você tem vivido sua vida de fé? Você é como aqueles metais que não se misturam, por isso são preciosos ao seu possuidor ou tem se contaminado com o pecado como aquela senhora adúltera, mãe do meu colega? Eu não sei o que aconteceu com a família daquele amigo, pois perdemos o contato, mas, pelo carinho da nossa amizade, sempre nutri no coração o desejo de ver aquela senhora mudar o seu caminho e voltar a honrar seu marido e seus filhos. “Amados, visto que temos essas promessas (II Co 6.16-18), purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus”.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 14-set_o-que-zomba-da-instrucao