Meditação © Amplo Publications

17 de agosto de 2016

Azeda ou Doce?

Há uma máxima que diz: “Se a vida te oferecer um limão, faça uma limonada”. A lição proposta com este adágio é aprender a reagir positivamente às adversidades, transformando as “coisas azedas” da vida em um delicioso refresco. Por exemplo, ouvi do Pr. Ogeda, numa das capelas no seminário, que "uma ostra só produz pérolas a partir de um ferimento". Ele disse que as pérolas são frutos da dor! Somente as ostras feridas são capazes de produzir pérolas. Pois, estas resultam da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou grão de areia, que machuca e rasga sua carne. Então, a ostra reage transformando o “limão” numa “limonada”.



Como a ostra faz isto? Bom, na parte interna da concha é encontrada uma substância lustrosa chamada de ‘nácar’. Quando um grão de areia penetra na ostra ferindo-a, então as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas, camadas e mais camadas de nácar a fim de proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado deste processo uma linda pérola vai se formando. Portanto, uma ostra que não foi ferida, de modo algum produzirá pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.



O mesmo pode acontecer conosco. Você já foi ferido pelas palavras rudes de alguém? Já foi acusado injustamente? Alguma vez sentiu-se rejeitado ou mal interpretado? Você já sofreu um duro golpe de traição? Já recebeu o troco da indiferença? Já experimentou a dor da separação? É a vida te oferecendo limão! O que você irá fazer? Transforme o azedo em algo doce para sua vida. Procure agir como a ostra, produza uma linda pérola! Cubra suas feridas com camadas e mais camadas de amor, pois “Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (Rm 5.5).



Infelizmente, são poucas as pessoas que se interessam por esse tipo de movimento curativo. Muitos preferem viver como vítimas dos limões e aprendem apenas a cultivar ressentimentos, deixando feridas abertas e alimentando-as com vários tipos de sentimentos pequenos e, portanto, não permitindo que cicatrizem. Assim, o que vemos são "ostras vazias" porque não souberam perdoar, compreender e transformar a ferida em pérola. Um sorriso, um olhar e um gesto envolto no ato do perdão valem mais do que mil palavras. Portanto, procure transformar sua maneira de pensar e de agir, pois se você é uma nova criação de Deus, então é capaz de produzir, no poder do Espírito Santo, a substância certa para envolver cada ferida que te machuca, pois “o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” – (Gálatas 5:22-23). Portanto, você tem nas mãos a possibilidade de decidir como que viver sua vida: azeda ou doce?

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 16-ago_o-mentiroso-ou-o-justo