Meditação © Amplo Publications

18 de fevereiro de 2016

Qual a Sua Cosmovisão?

Cosmovisão é a maneira como uma pessoa enxerga a vida e entende o mundo.  Pode-se dizer que são os óculos pelos quais uma pessoa enxerga as coisas. Se os óculos tiverem lentes verdes ou vermelhas, então a forma de ver será influenciada pela cor das lentes. Uma pessoa forma sua visão de mundo a partir dos valores que recebe e cultiva. Por exemplo, o que é ser o maior e melhor numa igreja ou ministério? A sua resposta vai depender da sua cosmovisão. Por isso desejo, junto com você, pedir que Deus em sua graça mude nossa forma de ver as coisas – nossa cosmovisão – pelos valores do seu reino. Pois, todo aquele que deseja ser maior e melhor na igreja [entre os irmãos] deve andar na contramão dos valores deste mundo. Os discípulos aprenderam que é preciso abandonar a cosmovisão deste mundo para se adequar aos valores do reino.  O que devemos fazer?


Em primeiro lugar precisamos entender que os paradigmas deste mundo sobre o que era ser maior e melhor estão errados. Em Mateus 20.21 lemos sobre o pedido da mãe de João e Tiago. Ela queria que seus filhos tivessem, ao lado de Jesus, posição e poder, ou seja, que eles fossem os maiores e melhores entre os discípulos. Ela pediu dois tronos para seus filhos. Mas este pensamento não era exclusivo dela nem dos seus filhos, mas passava pela mente de cada um deles.


Em segundo lugar, precisamos rejeitar os paradigmas errados deste mundo sobre o que é ser maior e melhor – v.25-26ª. Jesus ensinou que os incrédulos é que buscam “dominar” e ter “poder” sobre os demais. Eles é que desejam ser os maiores e melhores. Por isso, Jesus rejeitou esta ideia, e disse: v.26 - “Não será assim entre vós” – Jesus não quer esse tipo de gente na sua igreja. Ele quebrou o paradigma que servia como referência e rejeitou a cosmovisão dominante sobre o que era ser maior e melhor. Os apóstolos conheciam a fama dos governantes incrédulos, como Pilatos, Herodes, o Grande e dos Centuriões. Assim, Jesus deixou bem claro, “ao contrário”- estes não são bons modelos de liderança. O grupo dos 12 tinha muitas animosidades – lutavam por poder entre eles. Nós não somos diferentes dos discípulos, por isso precisamosde outra cosmovisão. Jesus rejeitou este pensamento e nós devemos fazer o mesmo.


Em terceiro, devemos promover a mudança de paradigma sobre o que é ser o maior e o melhor no reino de Deus – v.26b-27. Jesus disse: Quem quiser ser ou tornar-se o maior e melhor deve servir [diácono], ter um estilo de vida de garçom em favor dos outros. O maior é aquele que nega a si mesmo em benefício dos outros. E Jesus disse também, quem quiser ser o melhor, seja escravo [doulos] dos outros. A ênfase está no coração, ser maior e melhor no reino de Deus é uma atitude, é ser servo e considerar os outros superiores a si mesmo.  É isso que tem valor para Deus!


Acredito que o rei Davi tinha uma cosmovisão correta sobre o que ser maior e melhor. Ele era o Rei! Mas, em II Samuel 12.1-13, quando o profeta Natã veio confrontá-lo por causa do seu pecado, então ele se humilhou diante de Deus, reconheceu e confessou o seu pecado. Por isso, Davi é chamado de o homem segundo coração de Deus. Irmãos como precisamos enxergar as coisas desta maneira, com humildade e quebrantamento. Deus nos ajude!

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

O Conhecimento Livra o JustoLeia a Meditação Anterior pr. thomas tronco

17 fevereiro de 2016