Meditação © Amplo Publications

18 de julho de 2016

O Debate Criação Versus Evolução

Em minha humilde e singela maneira de ver o problema, nós cristãos, precisamos entender a natureza do debate entre criação versus evolução. Esta matéria tem um significado muito mais espiritual do que cientifico. A batalha que tem se travado ao longo dos anos não tem nada a ver com a mente, mas com o coração. Romanos 1:25 declara: “Pois [os homens incrédulos] mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém”. Na tentativa de fugir e de rejeitar o Criador os homens se enredaram por caminhos de trevas e ignorância espiritual.


Primeiro, os homens na dureza dos seus corações mudaram a verdade pela mentira. Observe que houve uma ação deliberada e engendrada do mundo incrédulo que tem trocado todo o sistema de valores de Deus pela mentira dos homens. A verdade de Deus, sua revelação, foi substituída pela mentira dos homens, ou seja, pelos arrazoados científicos. Não estou afirmando que toda produção cientifica é danosa, mas quando ela procura negar a existência do Criador, sim!


Em segundo lugar, os homens mudaram a sua devoção e serviço: Honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, pois na incredulidade adotaram a idolatria como a regra de féno coração e passaram a honrar e servir a criatura em vez de se submeter ao Criador. Saiba que: A maioria dos cientistas evolucionistas são ateus ou agnósticos, e, por conseguinte, advogam uma ciência naturalista. Outros cientistas são deístas e afirmam que ‘um deus’ criou, mas deixou a criação à mercê do seu próprio curso. Todavia, existem alguns cientistas que são teístas e defendem a criação bíblica.


Charles Darwin é proposto como o pai do sistema de evolução. Inicialmente ele se identificava como um cristão, mas depois, por causa de uma tragédia na sua vida ele renunciou a fé no Deus benevolente dos cristãos. Por causa de uma frustração pessoal ele canalizou sua energia com o objetivo de explicar a existência da vida sem a necessidade de Deus. Sua tese é de que a vida surgiu do nada e se desenvolveu pela “seleção natural”, sem uma ação sobrenatural, onde o mais apto se adapta e sobrevive.


A Bíblia nos ensina que esta atitude de Darwin é provocada pela dureza do coração: Salmos 14.1 e 53.1 afirmam esta verdade. A meu ver nem a criação nem a evolução podem ser comprovadas cientificamente. Não há como leva-las para um laboratório e observar como foi que a vida existiu. Portanto, os dois sistemas exigem fé. Não é uma questão entre fé vs ciência, mas entre fé na Bíblia vs fé na ciência. Os verdadeiros cristãos aceitama criação coo narrada no Gênesis porque creem na revelação de Deus, mas os homens incrédulos rejeitam a Bíblia porque elaboraram a própria revelação científica.


Por isso, precisamos ficar firmes contra esse sistema ateísta, “pois embora como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torna-lo obediente a Cristo” – (II Co 10.3-5). Portanto, amados irmãos e irmãs, a questão que temos à nossa frente se resume na seguinte premissa: Em qual revelação você quer amarrar a sua fé: Na revelação de Deus ou na revelação dos cientistas?

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 15-jul_promovendo-a-paz