Meditação © Amplo Publications

19 de agosto de 2016

Como o Carvalho

“Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória”.  Isaías 61.3



O carvalho é uma árvore representativa de força e longevidade, e era uma das árvores mais importantes da terra prometida e das montanhas do Líbano. Nas terras do que se conhece hoje como a Palestina ainda se encontram essas árvores enormes e eradas.



O carvalho absorve as consequências das tempestades e se torna uma árvore robusta e forte, embora sua aparência disforme seja desfigurada e triste. Numa grande tempestade, geralmente, arvores são arrancadas, mas o carvalho permanece firme. Cada tempestade é um desafio e representa uma batalha a ser vencida e não uma ameaça.



Nós também somos abalados por fortes tempestades. Mas, somos carvalhos plantados pelo Senhor, para o seu deleite. Por isso, podemos e devemos tirar proveito das situações difíceis da nossa vida para ficarmos mais fortes. “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam” (Tg 1.12). Certamente que, depois de uma grande tempestade, ficaremos um pouco marcados, por vezes com aparência abatida, mas com certeza mais fortes e confiantes, e nossas raízes estarão mais profundas, firmadas na terra da palavra de Deus e nossa fé mais fortalecida.



Se porventura você estiver passando por dias de tribulações, grandes lutas e tempestades, pense no carvalho e encare sua prova como sendo apenas mais uma oportunidade de crescimento espiritual e moral. Lembre-se que um pé de alface se forma em apenas 70 dias, mas tem pouca duração e proveito. Todavia, um carvalho leva centenas de anos para se formar e muitos encontram abrigo debaixo de sua sombra.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 18-ago_aparencias-enganam