Meditação © Amplo Publications

19 de dezembro de 2016

As Mensagens do Natal

Recebi uma mensagem, destas que navegam na internet, mas achei interessante. Fala que na Romênia, um pai sempre dizia ao seu filho: “Meu filho, haja o que houver, eu sempre estarei ao seu lado!” Certo dia, depois de deixar a criança na escola e voltar para o trabalho, um terremoto devastou a cidade, e aquele pai correu para a escola do seu filho e só encontrou escombros e destruição. Imediatamente, ele e outros pais começaram a cavar e remover os destroços. Depois vieram os bombeiros e mais pessoas para ajudar. As horas passavam rapidamente, e com elas, a esperança de encontrar alguém com vida.  Os pais, cansados e desesperados, foram deixando o trabalho para os bombeiros, mas, aquele homem, de forma obstinada, continuava sua procura. Pediram-lhe que descansasse um pouco, mas ele não parava. A sua promessa ao filho lhe renovava as forças: “Haja o que houver, eu sempre estarei ao seu lado!” Quando os bombeiros afastaram uma enorme laje, com a ajuda de um guindaste, ele chamou mais uma vez pelo filho e uma voz infantil lhe respondeu: - Papai estou aqui! - Você está bem, meu filho? - Sim, papai, mas estamos com sede e fome. - Tem mais alguém com você? Sim, respondeu o filho, todos os alunos da minha classe estão aqui. Eles haviam ficado presos sob a laje num vão entre dois pilares de concreto. Então o pai foi resgatar seu filho e o abraçou fortemente.


Esta narrativa emocionante me fez lembrar a história do primeiro natal que está registrado no texto bíblico de Lucas 2.8-14. O mundo também sofreu um grande terremoto que devastou todas as estruturas da vida. A história deste terremoto está registrada no livro de Gênesis 3.1-19 quando o homem desobedeceu ao Criador, virando as costas para sua vontade, e desde então o mundo vive a Queda num caos de destruição. Mas Deus, como aquele pai, não abandonou o homem no pecado. Ele fez uma promessa que resgataria o pecador da condenação e cumpriu sua promessa. O primeiro Natal apresenta três mensagens de fé ao nosso coração.


A primeira é que o natal é uma mensagem de esperança! O anjo falou para os pastores: “Não tenham medo!”. Que mensagem maravilhosa! A OMS afirma que o mal deste século é a depressão, pois as pessoas vivem abadas com medo de alguma coisa. Tenho conhecidos que desenvolveram a Síndrome do Pânico. Aqueles pastores foram atingidos pela graça de Deus, pois o anjo trouxe uma palavra de esperança para eles. A segunda é que o natal é uma mensagem de salvação! Boas novas é o evangelho que produz grande alegria ao coração, pois fala de perdão de pecados e de vida eterna. Esta mensagem é para todo o povo e não só para alguns, pois todos pecaram e precisam da salvação. E, a terceira é que o natal é uma mensagem de Deus! A origem do natal não é humana, mas divina. Não foram os homens que inventaram esta história, porém por causa da ganância econômica o sentido do natal foi transformado numa época de comércio. Entretanto, o natal significa que Deus desceu aqui na terra para que nós pudéssemos subir lá para o céu e isto só é possível porque naquele dia o anjo trouxe uma mensagem de Deus para nós: ‘Hoje em Belém, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor!


O Natal é uma demonstração do grande amor de Deus por nós. Deus não nos deixou debaixo dos escombros do pecado perdidos, mas veio pessoalmente “buscar e salvar o que estava perdido”. Lembra daquele menino salvo pelo pai? Quando perguntaram se ele havia ficado com medo, ele emocionou a todos, dizendo: “Não, eu não tive medo, eu falei para os meus amigos, não precisam ter medo, meu pai irá nos achar. Ele prometeu que sempre estaria ao meu lado, haja o que houver. E meu pai nunca quebra uma promessa”. Que ilustração perfeita sobre o nosso Deus, pois Ele não é homem para mentir, por isso nunca quebra as suas promessas.  Feliz Natal!


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 16-dez_o-conhecimento-eh-tudo