Meditação © Amplo Publications

21 de julho de 2016

Pregue o Evangelho Sem Medo

“Quem crer será salvo!”


Geralmente, os cristãos não evangelizam por medo. Quais as razões do nosso medo? A meu ver os cristãos sentem medo de serem rejeitados, ridicularizados ou perseguidos pelos incrédulos; há crentes que não evangelizam porque têm medo de ofender a religião de um parente ou amigo, e ainda existe outro grupo que não evangeliza porque se sente incapaz por acreditar que não sabe o suficiente. Fico imaginando como Pedro se sentiu quando negou Jesus, por três vezes, dizendo que não o conhecia.


Certamente, por isso, depois de ser restaurado, em sua primeira carta, o apóstolo convocou os cristãos dispersos para “estarem preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedisse a razão da esperança que havia neles” (I Pe 3.15). O cristão precisa estar preparado para fazer uma defesa da sua fé, com mansidão e respeito, mas sem se deixar intimidar por qualquer tipo de oposição dos que não creem. O Senhor Jesus havia advertido seus discípulos contra o “fermento dos fariseus, que é a hipocrisia”, Lc 12.1-3. E, continuou fazendo uma segunda advertência para que eles não se intimidassem com as ameaças das autoridades nem dos homens incrédulos (Lc 12.4-12).


As palavras de Jesus aos seus discípulos ainda são a sua vontade para nós hoje: “Não tenham medo de pregar o evangelho!” O Diabo sabe que “o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.17), portanto sua tática será fazer com que o evangelho não seja compartilhado neste mundo. Se o evangelho não for repartido, então as pessoas não o ouvirão, e se elas não ouvirem não saberão quem é Jesus, e se não souberem quem é Jesus, então não poderão crer nele e, se não crerem, não terão a vida eterna. Em Rm 10.17 diz que “a fé vem pelo ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” – portanto, não existe outro meio que não seja a pregação do evangelho para promover a fé dos eleitos de Deus. Por isso, meus irmãos a mensagem da cruz precisa ser proclamada e ensinada para que os que puderem crer, possam fazê-lo.


Jesus disse que haverá oposição contra a pregação do evangelho, mas não devemos teme-la. Por isso, aproveite este dia e reserve um tempo para orar ao Espírito Santo a fim de que Ele abra o entendimento dos seus familiares, amigos e pessoas queridas que você deseja evangelizar; e peça a Deus sabedoria para falar da sua fé, pois “não há salvação em nenhum outro”, e, pregue com singeleza de coração, mas no poder do Espírito Santo o evangelho.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 20-jul_o-chamado-de-abraao