Meditação © Amplo Publications

21 de dezembro de 2016

A Virgem Conceberá!

Vamos olhar o registro inspirado e ver o natal através das lentes do escritor bíblico chamado Mateus. O evangelista fez uma apologia do nascimento virginal de Jesus. Mateus apresentou o fato do nascimento de Jesus como um ato miraculoso da parte de Deus. Na sua apologética encontramos quatro fatos extraordinários:


1º]. O destaque na concepção virginal – v.18: Mateus diz que “Antes do casamento Maria engravidou pelo poder do Espírito Santo”. A argumentação dele é simples, objetiva e direta. Quando queremos colocar peso na nossa fala, então tentamos apoiar a verdade com juramentos, mas Deus não tem que dar explicações para ninguém. Nosso Deus revela sua vontade e você crê no que Ele falou e é abençoado ou não crê, e sofre as consequências.


2º]. A reação de José – v.19-20ª. Mateus nos informa que José pretendia anular o casamento secretamente. A ênfase aqui é na sua desconfiança, do tipo: “Opa, esse filho não é meu! Estou fora!”. Entretanto, José não pensou em vingança contra Maria! Ele amava aquela jovem, por isso desejava o melhor para ela, por isso resolveu não envergonhá-la com uma separação pública.


3º]. A revelação de Deus – vv.20b-23. Deus não deixa seus servos no escuro. Mateus registrou que “um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho” e explicou o ocorrido. Deus, em sua graça maravilhosa, agiu para não deixar dúvidas na cabeça de José demonstrando que o acontecido com Maria era obra divina.


4º]. A obediência imediata de José – v.24 – depois do sonho, então convencido por Deus “José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa”. Para mim, a transformação de José e sua aceitação de Maria como sua esposa corroboram para tornar a história verídica e divina. Ele só mudou de ideia porque algo sobrenatural lhe apareceu e o convenceu.


Como você reage quando está diante de situações além da sua capacidade de compreensão? Você foge ou fica firme para receber de Deus uma orientação segura? Penso que nós nos assemelhamos a José naquele primeiro momento e pensamos em fugir. Mas precisamos também ser parecidos com ele diante da palavra de Deus que nos é ensinada, como José fez depois do sonho. Portanto, a ênfase do evangelista Mateus sobre o natal foi mostrar que tanto a concepção quanto o nascimento de Jesus se deram quando Maria ainda era uma virgem, desposada com José. Todavia, ele deixou claro o fato de que depois do nascimento de Jesus o casal viveu uma vida normal de marido e mulher e tiveram outros filhos, cf Mateus 1.25 e Marcos 6:1-3.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 20-dez_posso-dizer-feliz-natal