Meditação © Amplo Publications

23 de dezembro de 2016

Qual Será Sua Resposta?

O segundo testemunho sobre o primeiro natal vêm do evangelista Lucas, em Lc 1.26-38. A narrativa de Mateus é bem sucinta! Mas, Lucas deu muitos detalhes. O propósito de Lucas no seu registro foi mostrar a ação de Deus na história, pois o nascimento de Jesus marcou uma interferência graciosa de Deus neste mundo. O cântico “Nas Estrelas” diz ‘descobri que Deus não vive longe, lá no céu, sem se importar comigo, mas agora ao meu lado está’. Deus se importa conosco e na narrativa de Lucas temos três orientações para fortalecer a nossa fé.


1ª]. As instruções dadas por Deus são inegociáveis. Em Lc 1:13 o anjo diz a Zacarias que seu filho deveria se chamar João. Num segundo momento, em Lc 1:31 o anjo disse que o nome do filho de Maria deveria ser Jesus. Aprendemos com isso que a obediência traz bênçãos, cf Lc 1.57-66 e Lc 2.21. Você tem duas possibilidades, portanto, obedecer ou desobedecer.


2ª]. As declarações de Deus são inquestionáveis. Em Lc 1.32 o anjo disse para Maria coisas além da sua capacidade de compreensão, e que por isso deveriam ser recebidas pela fé. Ela seria mãe de um menino, ele seria grande, seria chamado Filho do Altíssimo, Deus lhe entregaria o trono de Davi, ele governaria Israel e seu reino (domínio) não terá fim. Mais uma vez apresenta-se aqui duas possibilidades: Rejeitar ou aceitar (Lc 1.38).


3ª]. As profecias dadas por Deus são imutáveis. A prova da existência de Deus são as profecias. Ele cumpre o que diz! Leia o contraste entre os ídolos das Nações e Javé, cf Isaías 41.21-24 e 42.8-9. Deus prometeu que seu Filho “reinará...e seu reino jamais terá fim” (Lc 1.33). Finalmente, duas possibilidades, diante desta revelação: Você pode rebelar-se orgulhosamente (Fp 2.9-11) ou submeter-se voluntariamente ao Rei (Salmo 2.11-12).


O evangelista Lucas apresentou o primeiro natal a fim de destacar o amor e a providência de Deus. Para ele não há dúvidas de que Jesus é o Filho de Deus que veio ao mundo para morrer na cruz do Calvário. Encontramos eco nesta verdade em João 1.14 que diz: “E o verbo se fez carne!”  Deus se encarnou, isto é natal! Jesus Cristo não perdeu sua divindade, mas ganhou um corpo humano, de carne e osso (Fp 2.5-11). Em I João 4.14 diz: “O Pai enviou o Filho para ser o Salvador do mundo!” Portanto, a única provisão de Deus para a salvação do mundo é Jesus, o Salvador! E, finalmente, em I Timóteo 1.15, o apóstolo disse: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores!” A ênfase de Paulo neste verso é missão de Jesus que veio ao mundo para salvar os pecadores.


A Bíblia nos ensina que pecadores precisam de perdão! Natal, portanto, significa que Jesus veio ao mundo para ser um sacrifício pelos pecados e oferecer perdão. Você compreendeu a mensagem do evangelista? Você já recebeu o amor e a providência de Deus para sua salvação? Lembre-se de que você sempre tem duas possiblidades, obedecer ou desobedecer; rejeitar ou aceitar; rebelar ou submeter-se. Natal, portanto, apresenta um chamado e espera uma resposta, qual será a sua?

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 22-dez_mantenha-acessa-a-chama-do-natal