Meditação © Amplo Publications

26 de maio de 2016

Tenha Consideração!

Ter consideração significa respeitar, estimar ou dar importância a alguém, dar atenção. “Para ter consideração verdadeiramente, você tem que saber como se colocar no lugar da outra pessoa, ser sensível, gentil e gracioso. Às vezes, nós nos preocupamos demais com nossas próprias necessidades e desejos e acabamos esquecendo que há outras pessoas que podem se machucar ou se ofender com nossas ações”.


Marian Wright Edelman diz que “tratar os outros com consideração fará você e seus filhos avançarem mais na vida que qualquer diploma universitário ou profissional”. Ouvi uma história do palestrante Roberto Shinyashiki de quando ele era criança. Ele contou que quando era pequeno foi com seu pai ao circo. Cidade pequena, circo, era tudo de bom. Estar com seu pai no circo, era o melhor programa para uma criança. Foi aí que eles ouviram uma criança chorando junto ao pai porque o ingresso custava mais que os dois tinham em dinheiro. O pai pegou a filha e disse: “Outro dia a gente vem no circo!”.Shinyashiki conta que seu pai pegou o dinheiro deles, que eles iriam comprar os ingressos, e jogou perto dos pés do homem e disse: “Hei seu dinheiro caiu no chão!” O homem olhou espantado e disse: “Não, este dinheiro não é meu não!”. Ao que respondeu o pai de Shinyashiki: “Sim, é seu, eu vi quando ele caiu do seu bolso!” Roberto Shinyashiki disse que nunca se esqueceu da atitude altruísta do seu pai e que aquela experiência marcou profundamente sua vida.


Como você gostaria de ser tratado? Temos na Bíblia uma regra de ouro, está em Lucas 6.31 - “Como vocês querem que os outros lhes façam (da maneira como você quer ser tratado), façam também vocês a eles (trate os outros da forma como você deseja ser tratado)”.


Abaixo compartilho alguns conselhos para termos mais consideração uns pelos outros:


[1] Pratique a empatia: Procure se colocar no lugar do outro. Não basta saber disto, é preciso colocar-se em ação.


2] Procure sorrir com mais frequência: Um sorriso quebra o gelo, uma risada do seu próprio erro causa um impacto positivo no outro. Eu fui levar uns documentos no Escritório de Contabilidade e o funcionário ficou furioso porque faltavam algumas folhas. Ele começou me dando uma dura, mas então, comecei a sorrir e fazer piada da minha falha e, no fim, estávamos todos rindo.


3] Pense nas necessidades dos outros: Àsvezes, a gente faz julgamentos com base na nossa situação. Mas, quem sabe o que o outro está passando? Olhe mais nos olhos do outro, pergunte: Como você está? Como foi o seu dia?


4] Tenha bons modos: Siga a regra de ouro (Lc 6.31). Bons modos não é só dizer: ‘Obrigado!’, ‘Não há de quê!”, ‘Por favor!’. Aprenda a ser pontual; Não fale alto; Seja moderado [não se ganha argumentos no volume da voz]; Ouça com mais atenção o que o outro tem a dizer;


5] Priorize o outro (Fp 2.3) – Seja servo (Mc 10.45);


6] Aprenda a pedir desculpas: Há dois extremos: 1º). Pedir desculpa por qualquer coisa; 2º). Não pedir desculpa por nada. Busque o equilíbrio: Peça perdão pelo que fez de errado!


7] Seja Paciente – é fruto do Espírito – Gálatas 5.22. A vida está agitada, muita pressão, todo mundo anda estressado e sobrecarregado. Mas, o outro não tem culpa da sua situação. Sua discussão ou frustração com a esposa (e vice versa) não podem ser levadas para fora – sobre os outros, por isso, não descarregue sua raiva sobre os outros.


eja uma pessoa de maior consideração pelos outros! Mesmo que você não venha a ser tratado como gostaria, trate os outros como gostaria de ser tratado, pois esta é a lei de ouro ensinada por Jesus.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 25-mai_a-luta-de-jaco-com-deus