Meditação © Amplo Publications

27 de abril de 2016

Útil Para Servir

Minha turma de seminário é conhecida como Turma Consagração. No início da década de 80 éramos uns oitenta jovens, homens e mulheres, que cultivavam um mesmo objetivo: Dedicar a vida para Deus! A música tema da turma, CONSAGRAÇÃO, composta por Armindo Lobato Junior, tem uma das letras e melodia mais lindas que já ouvi. Até hoje eu me lembro de quando entoamos esta canção no dia da nossa formatura.


O dicionário diz que consagrar significa ‘dedicar-se a Deus’ ou ‘considerar-se como pertencente ao SENHOR’. Achei interessante uma explicação: A palavra – consagrar - é formada por “sagrado” significando que só Deus pode ser venerado, adorado e amado; e, “com” – junto com o sagrado. Só Deus é plenamente Santo e sagrado, mas por termos sido salvos por sua graça e lavados pelo Espírito Santo temos o privilégio de nos relacionar com o sagrado e sermos úteis para sua glória.


Depois de 40 anos peregrinando no deserto, Israel foi chamado para se consagrar antes de entrar na terra prometida, Em Josué 3.5 Deus disse: Santificai-vos!  Esta foi uma ordem para toda Nação. E, segundo, Deus prometeu: O SENHOR fará maravilhas. Se quisermos ser úteis para Deus e vê-lo fazer maravilhas precisamos primeiramente consagrar nossa vida a ele.


Se entendermos o conceito bíblico da compra de um escravo talvez nos ajude a compreender o conceito da consagração. Esta linguagem é estranha ao homem moderno, mas para os cristãos de Corinto era comum, pois naquele tempo havia um grande comércio de pessoas naquela cidade. Os escravos eram vendidos no mercado daquela metrópole como mercadoria. E quem pagasse o maior preço pelo escravo tornava-se seu dono com plenos direitos sobre sua vida.


Que maravilha! Nós fomos comprados do mercado de escravos pelo maior preço já pago por alguém. Por isso, a Bíblia afirma que não somos de nós mesmos, pois fomos comprados por preço, não ouro nem prata, mas pelo sangue de Cristo [I Co 6.19-20]. Então, devemos viver não mais para nós mesmos, mas por gratidão e louvor, para aquele que por nós morreu e ressuscitou. Portanto, gaste sua vida e forças para servir e ser útil para glória de Deus. Vale a pena!

pr. sebastião machado

 COMENTAR

26-abr_dar-generosamenteLeia a Meditação Anterior pr. sebastião machado