Meditação © Amplo Publications

27 de julho de 2016

Confissão Que Traz Salvação

“Quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus”.



O texto de Lucas 12 é como um colar de pérolas. Cada parágrafo revela uma pérola de grande valor.  Na perícope seguinte, Lc 12.8-12, aprendemos que somente o Deus todo-poderoso pode converter o coração de pedra dos incrédulos. Esta verdade foi ensinada pelo profeta Jeremias ao povo de Israel quando proclamou: “Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas?  Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, vocês, que estão acostumados a praticar o mal” [Jr 13.25]. O profeta usa o etíope e o leopardo para demostrar seu argumento aos israelitas de que a natureza humana não pode ser mudada por si mesma, somente Deus pode transformá-la pelo seu poder.



A menos que Deus interfira na nossa história continuaremos praticando o mal. Nós fomos convertidos a Cristo porque Deus tomou a iniciativa de mudar o nosso coração. Nós não temos este poder de transformação em nós. Por isso, também precisamos entender que não somos nós que convenceremos o incrédulo para crer em Jesus. Esta é uma obra puramente de Deus, o Espírito Santo. Devemos sim, ser instrumentos úteis de Deus para falar sobre Jesus aos incrédulos, mas a obra do convencer do pecado, da justiça e do juízo é de Deus, o Espírito.



Em Atos 16.13-14 nos ensina que a equipe missionária chegou em Filipos, na Macedônia, e no sábado foi à beira de um rio onde havia um lugar de oração. Ali se encontrava um grupo de mulheres tementes a Deus. Lucas registrou o encontro dos missionários com as mulheres e que no meio da conversa “o Senhor abriu o coração de Lídia, uma mulher temente a Deus, para atender à mensagem de Paulo” e ela se converteu a Cristo. Observe a ação de Deus no coração daquela mulher para que ela pudesse entender a mensagem do evangelho. Quando Deus lhe abriu o coração, então Lídia fez a confissão que lhe trouxe salvação.



Em Romanos 10.9 afirma que “quem confessar a Jesus como Senhor e no coração crer que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo”. No texto de Lucas 12.8 o evangelista registrou uma promessa maravilhosa de Jesus: “Quem meconfessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus”.  Você já fez esta confissão que traz salvação? Você já confessou que Jesus é o Salvador? Deus o abençoe!


pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 26-jul-o-coracao-ansioso