Meditação © Amplo Publications

28 de janeiro de 2016

Os Espinhos no Jardim do Senhor

Você se considera um cristão? Você crê no Senhor Jesus, o Filho de Deus, como seu único e suficiente Salvador? Tenho ouvido o testemunho de alguns que respondem afirmativamente as duas perguntas acima, mas quando inqueridos acerca da Bíblia e do ensino sobre a criação, então torcem o nariz. A revista VEJA de forma tendenciosa, sempre, às vésperas do Natal ou da Páscoa, procura um ateu para atacar os cristãos e suas crenças. Desta vez o expert convidado foi um etólogo, biólogo evolutivo e escritor britânico - Clinton Richard Dawkins que falou contra o Criador e a Criação[Edição 2427 • 27/05/2015].


Os espinhos no jardim do Senhor são professores ateus, como o evolucionista Dawkins, e a influência que exercem na vida daqueles que estudam na Academia ou que vivem em cima do muro teológico. Um homem que conheço, físico, que se diz cristão e professa sua fé em Jesus, leu a entrevista e me escreveu: “CONCORDO exatamente com o Richard Dawkins. Não sou ateu, mas assino junto com ele nesse ponto. Criacionistas não MERECEM o debate. O papel de todos eles é de alguma maneira ludibriar ou confundir com retóricas falaciosas, e fundamentalismo bíblico debiloide a plateia ignorante. Criacionismo NÃO deve ser respeitado. Conversar sobre ciência com eles é o mesmo que falar com gansos barulhentos. NADA MAIS”.


A questão é essencial para a fé! Porque se a Bíblia não tem autoridade no que ensina sobre a criação, então como teremos segurança quanto aos outros assuntos? Penso ser incoerente alguém que se dizer cristão e que crer no Filho de Deus, mas negar a autoridade da Bíblia e seu ensino sobre a criação. Pois, até mesmo o testemunho que a Bíblia dá sobre Jesus ficará em xeque porque o próprio Senhor Jesus falou sobre o tema da criação. Ele ensinou sobre a indissolubilidade do casamento aos judeus com a premissa de que Deus é o Criador dos seres humanos e do casamento. "Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe".[Mateus 19:4-6].


Portanto, ao meu ver, “gansos barulhentos que confundem a plateia ignorante” não são os criacionistas, mas aqueles que não têm um coração convertido pelo Espírito Santo e que, por isso, não podem ver pela fé nem o Criador nem as obras das suas poderosas mãos: “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” [Sl 19.1]. Devemos nos aproximar do jardim para apreciar as rosas que exalam o bom perfume e são agradáveis aos olhos, mas temos que tomar cuidado porque ali também existem os espinhos que ferem, pois somente para isto servem. Deus nos abençoe!

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Um Recado ao SabiáLeia a Meditação Anterior pr. marcos granconato

27 de janeiro de 2016