Meditação © Amplo Publications

28 de março de 2016

Mergulhar Fundo

A expressão ‘mergulhar fundo’ significa comprometimento maior, experimentar um relacionamento mais profundo e ter um envolvimento total. Nosso bondoso Deus busca um relacionamento mais profundo com o seu povo. Ele espera que nos envolvamos de corpo, alma e coração com sua pessoa e obra. Mas, na maioria das vezes, nadamos apenas na superfície e sequer ousamos colocar a cabeça dentro d’água.


Jó mergulhou em águas profundas! Ele viu sua intimidade com Deus crescer quantitativa e qualitativamente durante o processo do mergulho. Três momentos na vida de Jó são significativos: Antes, durante a experiência e depois. Toda sua experiência de sofrimento e dor serviram para lhe dar uma visão mais significativa sobre Deus. Depois da experiência ele passou a desfrutar de uma intimidade mais profunda com Deus, sua visão foi transformada e ele se tornou um adorador mais consciente da grandeza do Criador.


O livro de Jó fala sobre o sofrimento humano. Nem sempre temos todos os elementos para formar uma opinião equilibrada sobre os motivos do porquê uma pessoa sofre. Por isso, devemos evitar tecer juízos baseado apenas na forma como entendemos a coisa. Os amigos de Jó vieram para estar com ele e dar-lhe consolo, mas acabaram rompendo o silêncio e tentaram dar suas razões e explicar os motivos do sofrimento do amigo.


A verdade é que muito do nosso sofrimento está envolvido em mistério.  Só Deus sabe! Então, acredito que devamos adorar a Deus: O silêncio em devoção, às vezes, é preferível ao questionamento e reclamação. No início Jó teve a atitude correta [2.31], mas, com o tempo e a tentativa de se defender acabou mudando sua atitude e começou a contender com Deus [13.15]. No final Deus o chamou para prestar contas, sem explicar o motivo do seu sofrimento [38.2] e Jó reconheceu que falou demais e falou o que não devia.


Deus que é cheio de graça e misericórdia agiu pacientemente com Jó. Em seu amor Deus levou Jó a mergulhar nas águas profundas da intimidade espiritual. O homem passou da dúvida e do medo para a plena confiança em Deus. Jó que antes fora contencioso, agora, depois da experiência se tornou um verdadeiro adorador [42.2-6]. E você está passando por alguma tempestade? Talvez seja uma oportunidade para mergulhar fundo ou você vai se contentar com águas rasas?

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

a páscoa e seus significadosLeia a Meditação Anterior pr. marcos granconato

25 de março de 2016