Meditação © Amplo Publications

29 de abril de 2016

A Motivação Para Consagração

O texto bíblico de II Co 5.14 nos mostra qual era a motivação do apóstolo Paulo em servir a Deus. Ele diz que o “amor de Cristo o constrangia”. Penso que o apóstolo está dizendo que o amor de Deus demonstrado na cruz era sua maior motivação para uma vida consagrada. A lealdade do apóstolo ao Salvador era fruto deste grande amor de Deus por ele. Paulo já não vivia mais para agradar a si mesmo, mas para honrar a Cristo. Assim também devemos viver, não para nos agradar, mas para glória de Deus.


O argumento do apóstolo é de que “um [Jesus] morreu por todos”, todavia não está se referindo a cada pessoa da humanidade, mas “todos os eleitos”, que o Pai deu para Jesus e que foram comprados na cruz do Calvário. Por isso, “todos morreram” – o juízo de Deus veio sobre todos os eleitos, em Cristo – “como veio sobre o cordeiro da Páscoa, no Egito”. Então, vem a consequência – ou o fruto esperado – “Ele morreu por todos, para que[propósito] os que vivem (que foram salvos, perdoados) não vivam para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”.


Senti-me desafiado pelo exemplo de um homem chamado ‘O Conde Zinzendorf’. Seu pai era um alto oficial da corte e faleceu logo após seu nascimento, mas no leito de morte consagrou o filho à obra do Senhor. A mãe de Zinzendorf casou-se novamente e ele foi criado por sua avó, a baronesa Henrietta Catarina Von Gersdorf, uma mulher piedosa que lhe proporcionou uma fé viva no Senhor Jesus Cristo. Desde criança, Zinzendorf  tinha grande interesse pelas coisas de Deus, como testemunhou mais tarde dizendo: “ainda na infância, eu amava o Salvador e tive comunhão abundante com Ele. Aos quatro anos comecei a buscar sinceramente a Deus e decidi tornar-me um verdadeiro servo de Jesus Cristo” (ATAÍDES, p. 15) . Esse interesse acentuou-se ainda mais quando, aos dez anos de idade, foi matriculado na Escola Pietista, em Halle, onde foi tremendamente influenciado por esse movimento. Naquela escola, tornou-se líder entre os colegas criando a ordem “O Grão de Mostarda” que visava a evangelização do mundo. O emblema da ordem tinha  um pequeno escudo com a inscrição: “Suas chagas nos curam”, e cada um deles usava um anel com as seguintes palavras: “Nenhum homem é uma ilha”. Como lema da sua vida, Zinzendorf adotou a seguinte frase: “Tenho uma única paixão: Jesus, Ele e somente Ele”.


Tendo uma paixão tão acentuada por Cristo, Zinzendorf pregava uma profunda devoção pessoal a Ele baseada em sua própria experiência. O Conde Zinzendorfse uniu aos irmãos morávios que enviaram missionários para as Ilhas Virgens (1732); Groenlândia (1733); Suriname (1735); África do Sul (1736); Jamaica (1750); Canadá (1771); Austrália (1850); Tibet (1856), entre outros longínquos lugares. Não devemos pensar que Zinzendorf  foi um herói, mas um instrumento da graça de Deus. Como disse Moddy alhures, “o mundo ainda está por ver o que Deus pode fazer com e para e em e pelo homem que lhe seja total e completamente consagrado. Tentarei ao máximo ser esse homem”.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior pr. sebastião machado28-abr_o-generoso-prospera