Meditação © Amplo Publications

29 de fevereiro de 2016

Congregar

Nem todos conseguem entender o poder deste verbo na vivência da igreja: NÓS CON-GRE-GA-MOS! Moddy certa vez ensinou que “Assembleia e comunhão são duas evidências da fé vital. Quando o zelo descai e a fé vacila, o desejo de manter comunhão com outros crentes também enfraquece. O estímulo de Hb 10.24 se torna possível através da congregação. Quando os cristãos se refinam, eles se exortam mutuamente ao serviço frutífero e à comunhão ininterrupta”.



Porque o cristão deve congregar? Uma resposta de forma rápida e objetiva: Porque congregar na igreja local é bíblico. Temos no texto de Hebreus 10.25 uma ORDEM: “não deixem de congregar”, portanto não é uma opção. Segundo, temos um exemplo negativo dado pelo escritor: “como é costume de alguns”, em outra versão diz: “como alguns estão fazendo”. Já na época do escritor de Hebreus havia um movimento de cristãos desinteressados pelo culto público. Terceiro, temos um desafio neste texto: “antes façamos admoestações”, ou seja, o cristão é chamado para exortar os faltosas a ficarem firmes. O termo usado é ‘parakaleo’ que significa chamar ao lado a fim de aconselhar e ajudar. Há muitos desigrejados precisando das nossas orações e auxílio. E, por último, o escritor deixa uma advertência: “tanto mais quando vedes que o dia se aproxima”. O Senhor está às portas e haverá uma prestação de contas, por isso não devemos desistir, jamais.



O Senhor Jesus prometeu edificar a sua Igreja. Os apóstolos, por mandato do Senhor, estabeleceram e exerceram o ministério na igreja local. As cartas do NT foram endereçadas às igrejas locais do primeiro século, portanto congregar fazia parte do vocabulário cristão. Os cristãos de hoje deveriam desejar o mesmo. Eu congrego! Tu congregas?


pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Agir CorajosamenteLeia a Meditação Anterior Dr. Craig Etheredge

26 de fevereiro de 2016