Meditação © Amplo Publications

30 de maio de 2016

Batismo e Suas Implicações

A doutrina bíblica ensina que o fruto da justificação é a santificação. Para ensinar sobre esta verdade, Paulo mostra as implicações do batismo na vida do cristão. Ele diz: “Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus...”.


O cristão não pode ignorar as verdades da palavra de Deus, por isso aprendemos que [1] O Batismo proclama a união do crente na morte de Cristo. Diz-nos o apóstolo que “fomos batizados em sua morte” (Rm 6.3) e “fomos unidos a ele na semelhança da sua morte” (Rm 6.5). Temos que aceitar pela fé esta revelação de Deus. Fomos unidos com Cristo na sua morte na cruz do Calvário. Cristo morreu por mim, logo eu morri com Cristo. Jesus subiu ao madeiro porque assumiu a nossa culpa; ele tomou o nosso lugar e foi penalizado (castigado) em nosso favor – Isaías 5.6.A morte de cristo foi uma substituição legal, um sacrifício vicário, uma oferta pelo pecado, um pagamento total – completo – Pai está consumado! Não ficaram pendências! O castigo de Cristo trouxe-nos a paz (Isaías 53: 5). Você morreu na morte de Jesus, e por isso a graça irresistível resgatou você do poço de corrupção (Salmo 40:1-2) para uma vida nova. Portanto, no batismo o cristão dá testemunho da sua morte em Cristo: v.7 – ‘porquanto quem morreu está justificado do pecado’; v.11 - ‘considerai-vos mortos para o pecado’ e v.14 – ‘o pecado não terá domínio sobre vós’.


O batismo é o rito da nossa morte, mas também [2]. O batismo expressa a união do crente com Cristo na sua sepultura: “fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo” (Rm 6.4),O sepultamento é o selo da morte. Quando o corpo é levado para o Cemitério estamos declarando publicamente que ele morreu e não vai mais viver aqui neste mundo. O grande perigo é enterrar pessoas vivas. Na vida cristã, infelizmente, tem muita gente sendo batizada sem ter morrido. Eis o motivo do mau testemunho, eis a razão porque continuam vivendo aqui neste mundo como mundanos. Eis porque não produzem frutos espirituais, mas só as obras da carne é que se manifestam. Motivo: Não morreram! O cristão precisa ter convicção de que morreu e foi sepultado com Cristo. O sepultamento fala de separação: O defunto não voltará pra casa. Ele não irá mais à escola. Ele estará separado do convívio das pessoas, dos prazeres, dos compromissos e da diversão. Então alguém que se diz cristão, mas continua vivendo neste mundo para os prazeres, para a diversão, para a satisfação da própria vontade e da própria carne, então é porque não morreu! Não é crente! Não foi sepultado juntamente com Jesus Cristo.


Todavia, [3] O batismo é também uma boa notícia da união do crente com Cristo na ressurreição, “a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição” (Rm 6.4-5). O batismo é um rito público que mostra a união do crente com Cristo em sua morte, seu sepultamento e na sua ressurreição. “Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele. Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus” (Rm 6.9-10).A ressurreição de Jesus reflete a glória de Deus, por isso devemos viver para a glória de Deus, e não para a nossa glória – I Co 10.31.


Nós que morremos e fomos sepultados com Cristo temos uma nova vida – II Co 5.17 – a vida de cristo está implantada em nós, portanto devemos “andar em novidade de vida”. Nosso viver – andar – não pode ser mais como os incrédulos (Ef 4.17), mas deve ser um “andar em amor como filhos de Deus” (Ef 5.2); um “andar como filhos da luz” (Ef 5.7) e um “andar como sábios” (Ef 5.15). Nosso andar em novidade de vida, como ressurretos dentre os mortos, irá refletir na igreja [5.17-21], no lar [v.22-33], no relacionamento com os filhos [6.1-4] e na vida profissional [6.5-9].


Você já morreu em Cristo? Tem certeza de que já foi sepultado com Ele? E o seu andar está refletindo uma vida por Cristo para glória de Deus? Bom, como afirmou Jesus: “Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem” - João13:17.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 27-mai_a-impiedade-nao-acaba-bem