Meditação © Amplo Publications

6 de junho de 2016

Perspectiva

Vivi boa parte da minha infância no Mercado Municipal de Uberlândia. Meus irmãos eram comerciantes ali e, quase sempre, eu passava minhas tardes naquele lugar. Como tinha muita energia para gastar, então procura alguma coisa para fazer, principalmente peraltices. Lembro-me de que minha diversão preferida era subir por uma rampa exterior que dava acesso ao piso superior das lojas para jogar de lá, nas caçambas de lixo, uma melancia que se espatifava lá em baixo. Não tinha coisa melhor para mim naquela idade! Mas, a rampa era tão longa, o piso superior tão alto e a melancia tão pesada que não me animava a fazer isso mais do que uma vez. Além do mais não era sempre que se achava uma melancia estragada “dando sopa por ali”. O tempo passou, eu cresci, meus irmãos deixaram o Mercado Municipal e eu parei de frequentar aquele lugar.



Outro dia estava dirigindo na avenida que dá acesso ao Mercado, parei o carro e num momento de saudosismo fiquei contemplando aquela rampa. As memórias da infância me vieram à mente e comecei a sonhar. Mas, para minha surpresa percebi que a rampa não era tão grande nem tão alta como eu imaginava. Não foi a rampa que diminuiu, mas eu que cresci. Na verdade, ela parecia pequena comparando com minha estatura, então, ali naquele momento comecei a refletir sobre a minha vida com Deus.



Já passei por momentos de grandes dificuldades, já enfrentei muitos temporais e ventos fortes e já caminhei por desertos intermináveis. Em cada situação sentia que os problemas eram maiores do que a minha própria capacidade para enfrentá-los e muitas vezes até pensei em jogar a toalha e desistir. Todavia, aprendi com esta visita ao Mercado Municipal, meu antigo local de brincadeiras, que na vida tudo é uma questão de perspectiva. Por exemplo, o rei Saul e os seus soldados olharam para Golias e o viram grande demais, por isso ficaram com medo. Mas Davi teve uma visão diferente do problema, pois confiou em Deus e creu que seria impossível errar um alvo tão grande.



Entendi que a forma como eu olho para os problemas podem determinar minha vitória ou derrota. É verdade que às vezes, por causa da nossa meninice, a rampa parece estar longa demais e o piso superior tão alto que causam pavor. Mas, aceitei o desafio do Espírito e, por isso, não vou desistir e nem permitir que minha alma seja abatida pelas circunstâncias. Vou esperar em Deus e continuarei a crescer na graça e no conhecimento do Filho de Deus até atingir a maturidade, assim poderei olhar para as adversidades e vê-las muito menor do que na realidade são. O alvo para mim, portanto, e convido você a vir comigo, é atingir a maturidade.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 03-jun_o-plano-dos-justosRodrigo Alves	   Uberlândia Muito boa a meditação, pastor Sebastião. Deus nos abençoe nesta caminhada rumo ao crescimento espiritual,  à maturidade cristã!