Meditação © Amplo Publications

9 de junho de 2016

Desafio Para a Igreja

O mundo pós-moderno exacerbou três concepções que já existiam na modernidade: o individualismo, o consumismo e o hedonismo. O homem pós-moderno perdeu o senso de comunidade e coletividade e está mais para “cada um por si”. O individualismo a meu ver é a marca registrada desta nova geração. Uma música, se é que se pode chamar de música e que fez muito sucesso, tem o refrão como um mantra: “Ado-a-ado, cada um no seu quadrado”. A Igreja não está isenta destas deturpações existenciais, pois está inserida nesta Sociedade alienada e alheia à vida de Deus.



Não é incomum ver o povo de Deus manifestar um estilo de vida individualista. Por exemplo: Irmãos que moram no mesmo bairro, mas cada um vem no seu carro particular para as reuniões da igreja; ou irmãos que moram no mesmo bairro e um vem de carro e o outro vem de ônibus. Não há um senso de corpo ou de família nem de corporativismo, ‘cada um para si e Deus por todos’. O senso de comunidade está se perdendo dentro da nova geração de homens e mulheres convertidos. Outro dia, numa reunião, observei várias pessoas sentadas, umas ao lado das outras, mas tão distantes entre si, pois todas estavam conectadas no mundo virtual. Portanto, nosso grande desafio como povo de Deus = Igreja é viver em comunidade neste mundo individualista.



Satanás não consegue destruir a Igreja porque é edificada por Jesus Cristo (Mt 16.18),  mas tem vai causando muitas baixas no nível de comunhão e convivência do povo santo. O domingo é o dia da reunião da Igreja, todos juntos se reúnem para ouvir a Palavra e cantar louvores a Deus, mas durante a semana, neste mundo individualista e hedonista cada um procura viver para seus próprios interesses - “Ado-a-ado, cada um no seu quadrado”. Precisamos urgentemente lutar contra esta tendência individualista e resgatar nossa vocação como povo santo e peregrino, pois nossos valores não são daqui, deste mundo, porque nossa pátria está nos céus de onde aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.  



Se não cuidarmos e lutarmos contra esta tendência individualista e hedonista deste mundo consumista, daqui algum tempo, não haverá mais reuniões da igreja, cada um ficará em casa, assistindo o culto dominical pela televisão.

pr. sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 8-jun_pode-ou-nao-pode