Meditação © Amplo Publications

01-nov_um-tiro-pela-culatra

2 de novembro de 2017

Cristo Também Sofreu!

“Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito” (I Pe 3.18).



Pedro nos oferece dois exemplos de pessoas que sofreram por fazer a vontade de Deus a fim de que nos sirvam de encorajamento para suportarmos o sofrimento, em I Pe 3.18-22.  


“Pois também Cristo sofreu”, disse Pedro. Esta expressão implica que Jesus também sofreu mesmo fazendo o bem, segundo a vontade de Deus. Jesus não cometeu pecado e ainda assim enfrentou a cruz e morreu de “uma vez por todas” para pagar a penalidade do nosso pecado, isto aconteceu definitivamente. Portanto, a vida de Jesus nos serve como inspiração para enfrentarmos o sofrimento. Conforme o ensino bíblico o propósito de Jesus passar pela cruz foi para “conduzir-nos a Deus”. Jesus aceitou o sofrimento injusto porque era o plano de Deus para que os eleitos fossem salvos. Portanto, a paixão de Cristo trouxe salvação para os eleitos de Deus! Procure olhar para o seu sofrimento não como um peso, mas como um meio de Deus usar você para alcançar outros que estão ao seu redor para salvação.


O texto bíblico ainda fala do grande amor de Jesus. Pedro diz que [Jesus] “no qual [no Espírito] também foi e pregou aos espíritos em prisão” (I Pe 3.19). A Bíblia nos ensina que Jesus, antes da sua encarnação, estava usando “a boca de Noé” como um profeta pelo Espírito Santo para proclamar sua mensagem de salvação. Quem foram os ouvintes? Os que viviam antes do Dilúvio: “que há muito tempo desobedeceram, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé enquanto a arca era construída” [I Pe 3.20 e I Pe 1.12]. Portanto, Noé é também um exemplo de alguém que sofreu por fazer o bem, pois foi um pregador da justiça, mas ninguém deu crédito à sua mensagem e certamente foi zombado por causa da arca e da sua pregação. Você já pensou que as águas do Dilúvio caíram como julgamento de Deus contra os incrédulos que não quiseram ouvir o chamado de Jesus, por meio de Noé? A Arca, todavia, protegeu e salvou Noé e sua família que ouviram o chamado de Deus. Da mesma forma as águas do batismo cristão são águas de julgamento para este mundo incrédulo que não se submete à mensagem do evangelho. Nossa arca é Jesus Cristo!


Como cristãos precisamos aprender a fazer o que é certo para que os incrédulos não tenham do que nos acusar. Como cristãos precisamos saber que aqui não é o nosso lar. O mundo está sujeito ao sofrimento e os cristãos também sofrem e às vezes até injustamente. Como cristãos devemos estar preparados para dar testemunho da nossa fé em Cristo. Precisamos testemunhar que sofremos, mas sabemos em quem temos crido, que a nossa esperança não se limita a esta vida, somos abençoados porque estamos prontos para partir e estar com Cristo.


Você quer ouvir o chamado de Jesus? De forma mansa e suave ele diz: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Se você tem ouvido o chamado de Jesus não endureça o seu coração, mas levante-se de onde você está, lance seu fardo sobre o Senhor Jesus e siga-o de todo o seu coração.

pr. Sebastião machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior