Meditação © Amplo Publications

3 de julho de 2017

Imitadores de Deus

“Portanto, sejamos imitadores de Deus, como filhos amados!” (Efésios 5.1).


Como Deus é bom, não é mesmo? A Escritura Sagrada afirma que somos “filhos amados!”. Deus além de ser nosso Pai Celestial é também um Pai amoroso. Temos em Cristo este grande privilégio, mas saber que “somos filhos amados” não pode ser apenas uma expressão idiomática da boca para fora, pelo contrário devemos encontrar nesta verdade bíblica um grande incentivo para construir uma vida correta e santa. Aos Efésios que outrora, sem Cristo, “costumavam viver em seus delitos e pecados, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar”, o apóstolo exortou para que agora salvos pela graça imitassem a Deus como filhos amados.


O que Paulo desejava que os cristãos de Éfeso imitassem de Deus como Pai? Penso ser o seu grande amor! Muitas Instituições usam o lema: “O melhor ensino é o exemplo”. Portanto, nós temos o melhor ensino dado por Deus Pai que “enviou o seu Filho”, e do Filho “que nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus”. Por isso, uma vida que vale a pena ser vivida e que glorifica a Deus passa pelo crivo do amor a Deus e ao próximo.


Que bom saber que sou amado por Deus! Esta verdade deve ser minha motivação para imitar a Deus como filho porque sou amado e, não, para ser amado. Conhecer e viver esta verdade faz uma grande diferença na nossa caminhada de fé. Alguns querem apresentar seu desempenho a Deus a fim de serem avaliados como dignos do seu amor, mas nós entendemos que somos amados por Deus e pronto! Por isso, em resposta ao seu grande amor e por sua graça viveremos “como filho da luz”. Entretanto, mesmo que venhamos a tropeçar em nossa conduta, continuaremos sendo “filhos amados de Deus” e nada mudará. Nosso desempenho não fará com sejamos mais ou mesmo amados, pois já somos filhos amados, nunca se esqueça disso. Todavia, pela graça e por gratidão ao Papai Celestial procure viver com alegria e santidade para glória a Deus.


pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
30-jun_falar-justica-sempre