Meditação © Amplo Publications

8 de junho de 2017

Um Perigo Real

“Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade” (Tg 5.19-20).


Certa vez, na Capela no SBPV, um pregador disse que dentro de alguns anos alguns dos alunos que estavam ali se desviariam da verdade. Na época eu fiquei intrigado com aquela afirmação. Como poderia aquilo acontecer, pois nós éramos estudantes de Teologia e estudávamos num dos melhores seminários do Brasil que valorizava a Escritura dando ênfase numa formação tríplice: Estudo, Vida e Ministério? Em 1990 fui morar em São Paulo e reencontrei vários ex-alunos. Certo dia estava em casa e um amigo me chamou para uma reunião com um ex-professor e alguns ex-alunos. Então, eu fui com ele. Na casa do professor conversamos sobre os velhos tempos, matamos a saudade e de repente o tema passou para a Inspiração da Escritura. Então, aquele professor disse que deveríamos fazer uma “releitura” da Bíblia, pois fomos “envenenados” pelos missionários e pela teologia americana. A Bíblia, para ele, “era um livro religioso”, mas não “a revelação de Deus”. Bingo!


O texto bíblico de Tiago 5.19-20 trata justamente deste assunto. Lembre-se de que Tiago está escrevendo para os judeus dispersos (1.1) que eram crentes em Jesus Cristo e que passavam por várias provações (1.2,12). Eles enfrentavam discriminação; patrões desonestos que retinham seus salários, sofrimento por causa das perseguições e enfermidades. A maior dificuldade do texto é determinar sobre quem Tiago está falando. Ouvi e li da maioria dos pastores e teólogos que Tiago fala sobre cristãos nominais. Eu tenho dificuldade com esta interpretação, pois creio que Tiago está se referindo a “crentes genuínos” que de alguma forma foram “capturados” pelo erro e se desviaram da verdade do Evangelho. Aos Gálatas o apóstolo Paulo escreveu: “Admiro-me de que vocês (cristãos) estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho” (Gl 1.6). Portanto, a igreja precisa ser preventiva contra este perigo de irmãos serem capturados pelo erro e se desviarem da verdade.


Primeiro quero destacar que nós cristãos precisamos estar alertas contra este perigo real (Tg 5.19ª). Tiago disse: “se algum de vocês se desviar da verdade”. Para mim está definido - alguém da igreja – da comunidade da fé. O público de Tiago era de pessoas regeneradas por Deus e que foi agraciado com a grande dádiva do Pai das luzes (1.17-18). O perigo de “desviar-se da verdade” é real porque significa que antes alguns andavam na verdade, mas deixaram de caminhar naquela direção e se desviaram.  O que é a verdade a qual Tiago se refere?  [1] a verdade é a revelação objetiva de Deus: Jo 17.17.  É algo objetivo porque há como conferir, a verdade é o padrão, e o corpo de doutrinas dadas por Deus pelos apóstolos (Ef 2.19-20). [2] a verdade é o evangelho de Jesus Cristo que traz libertação aos pecadores (João 8.32,36) e [3] a verdade é alvo dos constantes ataques de Satanás (Gn 3.1,4; 2 Pe 3.16; Jd 1.3).


Deste modo, meus queridos irmãos, Tiago está falando de algo real que pode acontecer a qualquer um que negligencia a Palavra e a fé em Jesus como Salvador. Por isso este assunto é tão importante e relevante para nós. Em Mateus 24.24 Jesus advertiu seus discípulos contra os falsos mestres que apareceriam usando seu Nome para enganar e desviar as pessoas da verdade e, se possível, até os eleitos. Em Hebreus 2.1-3 o escritor exortou os cristãos à perseverança e à firmeza na fé: “Por isso (por ser Jesus quem ele é) é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos. Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?” Meus queridos irmãos, portanto, tome cuidado, e não sejam negligentes como aquilo que Deus nos tem confiado!



pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
07-jun_amigos-de-deus