Meditação © Amplo Publications

11 de agosto de 2017

Fé Que Produz Frutos

“O machado está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo”. (Mateus 3.10)


 Deus enviou o precursor para preparar o caminho do Senhor a fim de apresenta-lo publicamente à Nação de Israel. Por isso, antes disso de apresentar o Messias, numa de suas pregações junto ao rio Jordão João Batista confrontou os fariseus e saduceus com uma vida espiritual de aparências, vazia e sem frutos, por isso ele exortou: “Dêem fruto que mostre o arrependimento!”. Foi neste contexto que João proferiu as palavras do verso 10 acima, condenando uma religiosidade legalista ao declarar o juízo de Deus contra as árvores infrutíferas.


A fé bíblica é uma confiança em alguém, no nosso caso, em Jesus Cristo e esta capacidade para crer em Jesus nos foi dada por Deus: “isto não vem de vocês é dom de Deus” (Ef 2.8). Pedro se dirigiu aos seus leitores mostrando que as provações pelas quais eles passavam tinham um propósito didático na vida de cada um deles: “Assim acontece [as provas] para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado” ( I Pe 1.7). Com isso, o apóstolo convocou os cristãos do primeiro século a tirar os olhos da lama porque eles possuíam uma fé genuína que produzia frutos para glória de Deus.


Esta palavra é também para nós, cristãos do Séc. XXI. Devemos prestar atenção e destacar que a fé do cristão é genuína, por isso aos olhos de Deus ela é valiosa, muito mais que ouro refinado; é através do fogo que os metais nobres são purificados, da mesma forma as provas na vida do cristão servem para amadurecer e purificar a fé. Aprendemos também que a fé genuína resultará em louvor, glória e honra para Jesus Cristo quando ele for revelado, isto é quando se der a sua Segunda Vinda em glória.


Portanto, meus queridos irmãos e irmãs, devemos agradecer a Deus pelas provações porque são através delas que temos a oportunidade de crescer na graça de Cristo para sermos transformados com um caráter santo. Cada professor depois de ministrar sua matéria aplica um teste para seus alunos a fim de avaliar o aprendizado para seguir em frente passando para assuntos mais profundos, assim também acontece conosco, na vida cristã. Graças a Deus que tem permitido “todo tipo de provação” para que a nossa fé não seja inútil nem infrutífera, mas produza frutos que nos livra do machado, assim devemos viver para honrar e glorificar a Deus.

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
10-ago_a-resposta-sincera-e-o-beijo