Meditação © Amplo Publications

11 de julho de 2017

A Expectativa do Cristão

Você já visitou alguém na cadeia? Não é uma experiência muito agradável! Mas tente imaginar: Qual a diferença entre dois homens que estão atrás das grades. Um deles cumpre prisão perpétua e o outro está condenado a cumprir 10 anos de cadeia? Eu penso que para o primeiro não há esperança. Ele não nutre expectativa de sair do sistema prisional, pois cada dia é apenas um dia a mais. Mas o outro, embora preso no mesmo presídio, passando por sofrimentos semelhantes, vive com uma grande expectativa. Este sabe que o dia da sua libertação chegará e, por isso, conta cada dia como um dia a menos para sua liberdade.


O cristão vive neste mundo com não cristãos. Ele é como aquele segundo preso. Ele está aqui, vive aqui, mas não é deste mundo. Embora, passe por sofrimentos os mais diversificados, sabe que o dia da sua libertação está próximo e que será plenamente redimido de todo o seu sofrimento. Mas, enquanto este dia não chega, o cristão precisa depender do Senhor para suportar os sofrimentos dos dias atuais. O texto de Romanos 8.17-18 nos ensina que os sofrimentos do tempo presente devem ser superados pelo cristão com a expectativa da libertação final na glória porvir.


O tema do sofrimento foi introduzido pelo apóstolo, ao afirmar: “Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.  Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada”. A nossa posição em Cristo é a garantida da nossa libertação final. Recebemos o Espírito que nos tornou filhos por adoção, por isso: [1]. Somos co-herdeiros (συγκληρονόμοι): já somos abençoados, mas há muito mais que Deus vai nos dar; [2]. Somos co-sofredores (συμπάσχωμεν): é uma realidade e não há como fugir disto; [3]. Somos co-glorificados (συμμέτοχοι): a glória é expectativa do cristão.


Nós cristãos estamos unidos com Cristo, por isso desfrutamos de uma Nova Esperança pelo Espírito Santo [v.18]. O sofrimento tem um propósito na vida do cristão, é algo “didático”. Seremos vitoriosos se focalizarmos na glória, mas seremos derrotados e viveremos como vítimas se focalizarmos no sofrimento. Paulo diz “considero” significa olhar, pensar e refletir tendo uma perspectiva positiva quando se passa pelo sofrimento. O cristão passa por sofrimentos em geral, são “perseguições” – “pressões” – “críticas”, mas estes estão limitados aos dias atuais – kairós – desta época. Mas, a expectativa que alimenta a esperança é a libertação final quando experimentaremos “dentro de nós” uma transformação para vermos a glória de Deus. Por isso, irmãos, não se tornem vítimas do sofrimento, mas contem cada dia como um a menos, pois não tem comparação este sofrimento passageiro/temporário com a glória eterna da presença do Senhor.

pr. Sebastião Machado

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior 
10-jul_o-trono-se-firma-pela-justica