Meditação © Amplo Publications

13 de novembro de 2017

Compromisso Com Cristo

“O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios” (I Pe 4.7)


Viver a vida cristã de forma vitoriosa deveria ser o desejo de cada cristão sincero. Para que esta vida vitoriosa seja possível precisamos romper com o velho estilo de vida do pecado, dizer não para este mundo. A segunda exortação do apóstolo Pedro aos cristãos da Ásia tinha o objetivo de levá-los a fortalecerem seu compromisso verdadeiro com Cristo Jesus, e está registrada em I Pe 4.7-11.


O motivo apresentado para que os cristãos se comprometam com Cristo é a iminência do fim: “O fim de todas as coisas está próximo” (4.7ª). O programa de Deus está em contagem regressiva, e certamente vivemos os últimos tempos, como Pedro afirmou: “O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns” (2 Pe 3.9). As coisas materiais que tanto ansiamos e pelas quais tanto corremos atrás para obtê-las perdem o sentido quando refletimos sobre a vida à luz da iminência do fim. Devemos ajuntar tesouro não aqui, mas no céu, onde a traça não corrói nem o ladrão rouba.


Como cristãos devemos demonstrar um compromisso autêntico com Cristo por meio do serviço abnegado de amor na comunidade da fé, dedicando-nos em oração (4.7b); amando-nos uns aos outros com sinceridade (4.8); abrindo nossos lares para receber os irmãos em suas necessidades (4.9); e, exercendo os dons que recebemos para edificar o corpo de Cristo (4.10-11ª). Por que devemos agir assim? Bem, o propósito para o qual devemos nos comprometer com Cristo é a glória de Deus: “de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo” (4.11b). Nossa existência sô tem sentido quando vivemos para glória de Deus! A Bíblia nos ensina a comer, beber ou fazer qualquer outra coisa para glória de Deus (I Co 10.31).


Uma faca é muito útil, porém é considerada uma arma branca, e está previsto no Art. 19 que é “uma infração portar uma faca de forma ostensiva em local público”. Imagine um ladrão entrar numa casa e munido de uma faca matar uma pessoa da família. A arma do crime fica ali no jardim, escondida. Depois do enterro, alguém volta ao jardim e vê a faca. O que você acha que esta pessoa deveria fazer com aquele instrumento que tirou a vida de um familiar querido? Ela deveria guardar e usar aquela arma como lembrança? De forma nenhuma!


Pois é, meus irmãos, o pecado é como a “faca” que levou Cristo para a Cruz e matou o nosso Senhor. Não podemos ter gozo, alegria, nem amizade com esta “faca”, por isso temos sido exortados pela palavra para abandonar qualquer contato com o pecado. Pedro chamou nossa atenção como cristãos para rompermos com o pecado e assumirmos um compromisso sincero com Cristo porque ele morreu para nos perdoar de todo pecado e livrar-nos do julgamento vindouro. Portanto, “armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado” (I Pe 4.1). Que Deus nos conceda sua abundante graça para manifestarmos um compromisso real com Cristo em ações práticas de santidade tanto na vida individual como na nossa comunidade da fé. Deus nos abençoe!


pr. Sebastião machado
10-nov_a-insensatez-so-sabio

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior